Uma chapa composta apenas por presidente e vice-presidentes mulheres foi eleita  para a gestão 2023 a 2025, do Sindicato da Construção Civil de Caxias do Sul (Sinduscon Caxias) . A votação ocorreu ao longo da terça-feira (25) na sede do Sindicato.

No ano que vem, o atual presidente Rodrigo Postiglione passará o comando a Maria Inês Menegotto de Campos, da EDIF Engenharia, primeira mulher a presidir a entidade. Ela assumirá acompanhada da vice-presidente Vanessa Borges Camargo Marzotto, vice-presidente de Finanças e Patrimônio Gerenise Viezzer, e da vice-presidente de Administração Sandra Sgandella Fontoura. “É um olhar diferente que o Sinduscon vai ter, uma forma de comunicação diferente, uma inovação por competência. Assim, nosso Sindicato se fortalece e inova nacionalmente, pois é a primeira chapa 100% feminina”, reflete Postiglione.

A presidente eleita ressalta que “é uma grande responsabilidade, mas é um amadurecimento natural dentro do setor, viemos trabalhando há bastante tempo, junto ao Sinduscon, conhecendo muito as demandas das empresas associadas". Ela conta que entre os planos já previstos para a nova gestão estão a manutenção da entidade de uma forma saudável, apesar do fim da obrigatoriedade da contribuição por parte das empresas, a união do setor em torno de questões comuns a todos os empreendedores que são mais efetivas quando resolvidas de forma conjunta. “Nossa ideia é levantar as necessidades não apenas de Caxias do Sul, mas das cidades vizinhas que estão sob o nosso guarda-chuva. Também vamos dar sequência ao trabalho já realizado pela gestão anterior”, completa.

O Sinduscon Caxias representa a categoria da Construção Civil de Caxias do Sul, Carlos Barbosa, Farroupilha, Flores da Cunha, Garibaldi, Nova Prata e São Marcos, do Rio Grande do Sul.

Balanço da atual gestão

O presidente Postiglione relembra as ações da gestão que se encerra ao final de dezembro de 2022. “Os nossos três anos foram um pouco atípicos, com uma pandemia no meio, mas o setor se manteve ativo, por conta de sua atividade em ambiente aberto. Com os protocolos de segurança implementados e o apoio da CBIC, o setor passou muito bem pelo período”, conta. Entre as principais ações realizadas, ele destaca:

• Aproximação com a prefeitura local, atuando em melhorias no Código de Edificações e do Plano Diretor.

• Esforço para dar andamento à criação do Banco de Materiais de Construção: que teve sua lei sancionada em dezembro de 2021. O projeto consiste na coleta de sobras de itens, contribuindo para a destinação correta. A iniciativa também busca oportunizar à população em situação de vulnerabilidade social, a preferência para o repasse nos casos de reforma e construção – incluindo situações adversas como vendavais.

• Ampliação da digitalização do programa da Secretaria de Urbanismo (SMU), que inclui, além da aprovação de projeto, emissão de alvarás, de Habite-se e regularização, agilizando o processo. Implementação na Secretaria de Meio Ambiente também, com processos digitais. A desburocratização também inclui um canal de comunicação entre as secretarias, no qual o documento que foi implantado em uma secretaria possa ser analisado pela outra, reduzindo o número de documentos.

• Um programa social realizado em parceria com a Companhia de Desenvolvimento de Caxias do Sul (Codeca), que trabalha com apenados do semi-aberto. A Tintas Killing enviou técnico em pintura e doou as tintas para a capacitação dessas pessoas, que contribuíram com a manutenção em uma escola municipal.

• Formação de 75 alunos em elétrica, conjuntamente com três Sindicatos, pelo Senai. Além da capacitação, houve uma ação para colocação dessas pessoas no mercado de trabalho, por meio da contratação por empresas locais.
quarta-feira, 26 de Outubro de 2022 - 17h17