O Sindicato das Indústrias de Material Plástico no Estado do RS (Sinplast-RS) comemorou seus 40 anos na noite desta quarta-feira (6), em cerimônia realizada na sede da FIERGS, em parceria com a Braskem. Sob o tema Plástico Preserva, o evento reuniu representantes de indústrias associadas, autoridades e parceiros da primeira e segunda geração da cadeia produtiva do plástico. Na oportunidade, também foi comemorado as quatro décadas do Polo Petroquímico de Triunfo.

O presidente em exercício da FIERGS, Gilberto Ribeiro, destacou, em seu discurso, os 40 anos do Sindicato e as quatro décadas da instalação do Polo Petroquímico do Rio Grande do Sul. “Ainda se encontra muito presente na memória de todos os gaúchos a histórica união do Estado em defesa da instalação, em Triunfo, do terceiro Polo Petroquímico do País, onde a FIERGS teve intensa participação”, afirmou.

O dirigente lembrou, também, que a fundação do Sinplast, na mesma época, é mais um exemplo dos benefícios oriundos daquele ambiente de compartilhamento de grandes ideais. “O resultado é o fortalecimento do importante segmento transformador do plástico, que une tecnologia, inovação e funcionalidade para os consumidores”, disse.

A trajetória da FIERGS, que completa 85 anos em 2022, reforçou Ribeiro, está ligada a essa força, pois os Sindicatos são a sua origem e a razão da sua existência. “A Unidade de Desenvolvimento Sindical (Unisind), criada na gestão do presidente Gilberto Petry, é a prática do nosso discurso, dispondo de novos instrumentos de apoio à atuação dos Sindicatos filiados, onde o Sinplast é um parceiro permanente”, disse.

Prêmio Sinplast-RS Attilio Bilibio 2022

O reconhecimento foi entregue a ex-presidentes do Sindicato que, conjuntamente com a entidade, atuaram para o desenvolvimento e a competitividade das indústrias do segmento transformador do plástico. Receberam o prêmio: Sérgio Mendes Ribeiro; Lourdes Sasso Bilibio, esposa de Attilio Bilibio (In Memoriam); Marcia Cordoniz, esposa de César Rangel Cordoniz (In Memoriam); Hugo Doormann; Jorge Cardoso; Alfredo Schmitt e Edilson Deitos.

Balanço

Em entrevista ao Blog da Unisind, o presidente do Sinplast-RS, Gerson Haas, destacou que, nessas quatro décadas, um dos pilares fortes foi o tributário, de incentivo ao crescimento. “Há mais de 20 anos, tivemos o diferimento parcial de ICMS do setor plástico no Estado do RS. Esse projeto foi tão bem-sucedido que vinha sendo renovado a cada governo, passando de 17% para 12%. No ano passado, houve o repasse desse diferimento parcial para toda a atividade industrial do RS. Efetivamente, a partir de janeiro de 2022. Neste ano, conseguimos, para entrar em vigor a partir de 2023, diferimento parcial para todo o setor de reciclagem – desde o inicial até o reciclador verticalizado, com o intuito de incentivar a reciclagem e a economia circular”, relatou.

Outro tema que marcou a trajetória do Sindicato e segue presente é a sustentabilidade e incentivo à economia circular. Uma mostra disso é o Instituto SustenPlast – que é um braço do Sinplast-RS, por meio do qual ocorre o Tampinha LegalCopinho Legal e outros projetos vêm sendo desenvolvidos. “O Tampinha Legal, por exemplo, é economia circular na prática. Entendemos que a sustentabilidade é que manterá o setor para os próximos 40 anos. Se não incentivarmos, poderemos ter dificuldade em crescimento, porque o Planeta não aguenta e precisamos que isso seja um desafio cada vez maior para os próximos anos”, refletiu Haas.

Para isso, um desafio grande é a implantação da coleta seletiva nos municípios brasileiros, que precisa do apoio do poder público. “Inclusive, está na política nacional de resíduo sólido desde 2014, mas grande parte dos municípios não tem, ou tem apenas em alguns bairros e ruas”, lamentou. “A coleta seletiva é essencial para que as cooperativas consigam realizar a separação, reciclem, gerando renda para famílias, inserção social para a população e tributação para o Estado”, completou. Hoje, a reciclagem de plástico gira em torno de 25%. “O que julgamos muito baixo”, afirmou, destacando que a expectativa é de que até 2030 tenhamos 50% de todos os materiais sendo reciclados.

Algumas das outras iniciativas desenvolvidas pelo Sinplast-RS:

Plástico e Políticas Públicas: focado nos legisladores, secretários, para evitar legislações que proíbam o uso do, mas sim, focar em educação ambiental.

Repense Projetos: são disponibilizados vídeos educativos sobre o plástico, como por exemplo, o que é mito e o que é verdade.

Reciclando Ideias: focado no desenvolvimento de atividades em educação ambiental dentro das escolas gaúchas.

Crédito das fotos: Dudu Leal

quinta-feira, 7 de Julho de 2022 - 13h13