Facilitar a destinação correta dos resíduos de produção das indústrias têxteis do Rio Grande do Sul é o objetivo do serviço 100% gratuito oferecido pelo Sindicato das Indústrias do Vestuário do RS (Sivergs). A iniciativa veio contribuir para que as empresas do setor cumpram a Lei nº 12.305/2010 – referente à Política Nacional de Resíduos Sólidos, em vigor desde janeiro deste ano.

Por meio de parceria com uma empresa especializada e licenciada junto à Fepam, os associados do Sivergs contam com a coleta, transporte, tratamento, separação, reaproveitamento e destinação final dos resíduos têxteis. “Planejamos cada detalhe para que o nosso associado, independente do porte, tenha um benefício gratuito e sem burocracia. As indústrias precisam assinar um simples convênio – com regras já definidas pelo Sivergs junto à coletora. A partir daí, basta um e-mail ou telefone solicitando o agendamento da coleta no próprio endereço da fabricante”, explica o Vice-presidente e Diretor de Comunicação do Sindicato, Rogério Bértoli.

Uma das associadas a utilizar o benefício é a indústria de moda feminina Baduchi, de Porto Alegre. “O serviço oferecido pelo Sivergs foi ótimo, veio alinhado à nossa política ambiental e ainda de forma gratuita”, conta a Gestora Ambiental da empresa, Marinês Fell. De fevereiro até o momento, foram cerca de 24 toneladas de resíduos da fabricante destinado ao descarte correto por meio do Sivergs.

Há diferentes tipos de resíduos da indústria têxtil, incluindo plástico, papelão e, claro, fibras. A preferência sempre é para que o material coletado seja transformado em novos produtos. “Alguns desses resíduos são moídos e utilizados até mesmo para compor blocos de concretos aplicados no calçamento das ruas”, exemplifica Bértoli.

Resíduos têxteis transformando em novas possibilidades e contribuindo com a preservação do meio ambiente.