Você está aqui

Transformando rejeitos sintéticos da moda (Upcycling)

A partir da necessidade de encontrar uma aplicação para resíduos têxteis da indústria, fomos em busca de uma solução sustentável.

O PROJETO

A LIBÉRTECCE (Getúlio Vargas/RS) tem origem na indústria de confecções e foi criada para atender a demanda de consumidores por produtos funcionais e ecologicamente corretos.

A empresa buscou o apoio do Instituto SENAI por meio de um projeto no Edital Gaúcho de Inovação para a Indústria (EGII) para fazer o desenvolvimento da pesquisa e encontrar uma aplicação para os resíduos têxteis na indústria. Os objetivos eram validar o processo de reciclagem mecânica de resíduos têxteis oriundos de aparas de cortes de tecidos de poliéster para uso em injeção de peças técnicas, avaliar a viabilidade técnica da produção de mono ou multifilamentos por extrusão a partir dos pellets de poliéster obtidos no processo de reciclagem mecânica das aparas e, ainda, caracterizar o poliéster reciclado quanto às suas propriedades mecânicas, térmicas e reológicas.

O RESULTADO

Através de processo de reciclagem mecânica de resíduos têxteis sintéticos, foram produzidos dois protótipos:

  • peças poliméricas (PES, NYLON, entre outros) produzidas por injeção;

  • peças poliméricas (PES, NYLON, entre outros) produzidas por termoformagem.


Tem uma ideia inovadora? Conte com os modernos parques tecnológicos e com a expertise dos profissionais do SENAI para desenvolvê-la! Entre em contato conosco e traga seu projeto para os Institutos SENAI de Inovação.