Você está aqui

Upcycling Plastikos Fashion – Solução para reciclagem de resíduos têxteis

A reciclagem e reaproveitamento de resíduos é um dos principais problemas do setor de moda e vestuário. Buscando uma solução para esta questão, a Indústria e Comércio de Confecções Bella Moda LTDA buscou o apoio do Instituto SENAI por meio de um projeto do Edital Gaúcho de Inovação para a Indústria.

O PROJETO

Você sabia que a indústria têxtil é uma das mais poluentes do planeta? O setor fica atrás apenas do petrolífero quando o assunto é emissão de poluentes na atmosfera. Tendo a consciência deste fato, a Indústria e Comércio de Confecções Bella Moda LTDA buscou o apoio do Instituto SENAI de Inovação em Engenharia de Polímeros via Edital Gaúcho de Inovação para a Indústria (EGii) para desenvolver um projeto focado na reciclagem e no reaproveitamento de resíduos têxteis.

O objetivo principal era encontrar um processo com tecnologia para reciclar os resíduos têxteis provenientes de aparas resultantes do corte e enfesto de tecidos. Essas aparas se tornam pequenos pedaços de tecidos que não podem ser utilizados para a produção de outras peças de vestuário e, portanto, normalmente acabam sendo descartadas em aterros.

O RESULTADO

O resultado foi o desenvolvimento do projeto Upcycling Plastikos Fashion – Transformando Rejeitos Sintéticos da moda. O ISI Polímeros desenvolveu uma solução inédita para o reaproveitamento e valoração destes resíduos têxteis. A partir da metodologia desenvolvida, foi possível a obtenção de pellets, que podem ser transformados em novos produtos a partir da moldagem por injeção.

“O diferencial da metodologia proposta é a forma de tratamento inicial dos resíduos têxteis sintéticos e os processos diferenciados de mistura que permitem a obtenção de pellets de poliéster e poliamida, com propriedades mecânicas e reológicas semelhantes às resinas virgens de mesma composição”, explica André Luís dos Santos da Silva, analista de serviços técnicos e tecnológicos do Instituto. “Também foram desenvolvidos processos para reaproveitamento e reciclagem de tecidos de algodão e de composição mista, onde estes resíduos têxteis foram utilizados como ingredientes de formulação de madeira plástica”, complementa André.

Após os testes de caracterização e validação de propriedades, foram produzidos protótipos de peças técnicas por moldagem por injeção para os resíduos de poliéster, algodão e poliamida e protótipos de telhas a partir dos resíduos têxteis de composição mista. Também foram produzidos filamentos a partir dos pellets de poliéster reciclado gerados no projeto a partir de parceria da Empresa com o SENAI CETIQT.

Confira, abaixo, os resultados do projeto Upcycling Plastikos Fashion.


Tem uma ideia inovadora? Conte com os modernos parques tecnológicos e com a expertise dos profissionais do SENAI para desenvolvê-la! Entre em contato conosco e traga seu projeto para os Institutos SENAI de Inovação.