Você está aqui

UpSensor - unidade estrutural de ROUV para monitoramento de dutos de petróleo

Conheça o Gabarito Autônomo Robótico de Inspeção (GARI), o sistema projetado pela UpSensor em parceria com o SENAI para monitorar e desentupir oleodutos submarinos.

O PROJETO

Um dos maiores desafios na área da operação de oleodutos submarinos é a presença de bloqueios procedentes do acúmulo de hidrocarbonetos e parafinas. Sendo assim, a inspeção destes mecanismos visa buscar informações sobre a integridade física dos dutos de QAV, GLP, NAFTA, Diesel, Gasolina, etanol, água e outros fluidos.

A UpSensor, startup situada no TECNOSINOS (Parque Tecnológico de São Leopoldo) e criada para desenvolver soluções transversais de engenharia e tecnologia da informação utilizando dados coletados através de sensores, buscou o Instituto SENAI de Inovação em Engenharia de Polímeros para apoiá-la na busca de soluções tecnológicas para realizar o monitoramento e a manutenção de dutos e a fim de atender a demanda de otimização desse processo.

A proposta de desenvolvimento desse produto inovador foi de viabilizar a capacidade de controlar a movimentação do sistema de sensores. O projeto fez parte de uma iniciativa maior do Sistema de controle desenvolvido em parceria com o Instituto SENAI de Inovação em Sistemas Embarcados.

Através de fomento do Edital SENAI de Inovação, a UpSensor, em parceria com o Instituto SENAI de Inovação em Engenharia de Polímeros e o Instituto SENAI de Inovação em Sistemas Embarcados, desenvolveu o GARI – Gabarito Autônomo Robótico de Inspeção. O sistema foi projetado para realizar o monitoramento de dutovias não pigáveis com especificações para linhas de transporte de Querosene de Aviação e Diesel.

A proposta foi projetar e desenvolver componentes estruturais e de locomoção fabricados em materiais de base polimérica e metálica para utilização em um ROUV. Este projeto, integrado à eletrônica e ao controle desenvolvidos pelo projeto do ISI Sistemas Embarcados, forma um sistema robótico capaz de atender à demanda apresentada pela Petrobras na busca de soluções tecnológicas para realizar o monitoramento e a manutenção de dutos.

O RESULTADO

Como resultado, foi desenvolvido um sistema robótico de acionamento pneumático para inspeção de dutos com dimensões de 4 a 6 polegadas. O mecanismo possui sistema de agarre que não danifica o duto e sistema de propulsão peristáltica à base de músculos pneumáticos fabricados em elastômeros que permitem a ligação de módulos para aumentar a capacidade de carga. O sistema permite, ainda, o acoplamento de ferramentas como câmera e laser de mapeamento radial e tem como vantagem operar em área classificada, pois a unidade de potência se encontra fora do robô. Sendo assim, o GARI pode ser utilizado para inspecionar dutos de QAV sem a necessidade de inertizar o duto.

O Gabarito Autônomo Robótico de Inspeção se diferencia dos tradicionais sistemas de inspeção por conta da sua capacidade de controlar a movimentação do sistema de sensores. A aquisição de informações de integridade física interna dos dutos se dá através das seguintes funcionalidades:

  • Câmera de visualização frontal
  • Detecção de corrosão por ultrassom
  • Detecção de geometria por laser
  • Sensor háptico
  • Sistema de agarre de base polimérica
  • Sistema de locomoção pneumático

SAIBA MAIS:


Tem uma ideia inovadora? Conte com os modernos parques tecnológicos e com a expertise dos profissionais do SENAI para desenvolvê-la! Entre em contato conosco e traga seu projeto para os Institutos SENAI de Inovação.