Transparência SENAI

 

Você está aqui

CIRCULANDO - Indústria e Economia Circular

A Economia Circular pode ser entendida como um modelo facilitador para o melhor uso dos recursos naturais com vistas ao desenvolvimento econômico. Ela impulsiona a fabricação otimizada de produtos, priorizando insumos recicláveis e renováveis, gera oportunidades de negócios e uma menor dependência de matéria-prima virgem, além de desenvolver novos mercados. O evento Circulando, realizado pelo Conselho de Meio Ambiente da FIERGS (Codema), em parceria com o Instituto Euvaldo Lodi – IEL/RS, traz o debate sobre o conceito, a prática nas indústrias e as perspectivas do setor.

 

3ª Edição do Circulando – Na Rota da Maturidade

Nesta edição, o encontro se propõe a promover diálogos, debates e ações concretas que buscam trazer um olhar estratégico sobre os processos, desafios e oportunidades da economia circular. Este evento inspirador é uma jornada colaborativa em direção a um futuro mais equitativo, eficiente e inovador.

O 3º Circulando – na Rota da Economia Circular, realizado pelo Conselho de Meio Ambiente da FIERGS (Codema) e Instituto Euvaldo Lodi (IEL-RS), com apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Rio Grande do Sul (Senai-RS) tem como objetivo central explorar e promover a Economia Circular como uma abordagem estratégica para otimizar o uso de recursos naturais, minimizar desperdícios e criar modelos de negócios sustentáveis, compartilhando conhecimentos, debatendo soluções e fomentando parcerias entre os diversos setores. O evento será realizado de forma presencial e online, no dia 26 de outubro de 2023, das 14h às 17h, na sede da FIERGS.

Dentre os temas abordados na 3ª Edição do Circulando, destacam-se:

  • Princípios da Economia Circular: Exploração aprofundada dos princípios fundamentais da economia circular, compreendendo a minimização de resíduos, a reutilização, a reciclagem e a regeneração de recursos;
  • Inovação e Tecnologia Sustentável: Examinando como a inovação e a tecnologia podem impulsionar a transição para a economia circular, com destaque para a rota de maturidade da CNI;
  • Desenvolvimento de Negócios Circulares: Discussão sobre estratégias de negócios circulares, modelos de receita, parcerias colaborativas e financiamento sustentável para impulsionar a economia circular;
  • Impacto Social e Ambiental: Avaliação dos benefícios da economia circular para a comunidade, meio ambiente e economia local, ressaltando histórias de sucesso e melhores práticas;
  • Norma ISO sobre Economia Circular: As iniciativas da ISO para normalização da Economia Circular e;
  • Casos práticos de Economia Circular: Apresentação de cases práticos de negócios elaborados a partir de estratégias voltadas a aplicação da economia circular.

ECONOMIA CIRCULAR

A Economia Circular busca romper com o modelo linear de produção, visando economia e desenvolvimento ao reutilizar recursos e criar novos processos produtivos. Apesar da indústria já aplicar alguns princípios, ainda existe uma carência de divulgação e compreensão completa desse conceito, sendo necessário mais fomento e incentivos nesse sentido. Uma pesquisa feita pela CNI em 2019 apontou que 76,5% das indústrias desenvolvem alguma iniciativa de Economia Circular, mesmo desconhecendo que as ações pertencem ao conceito. Entre as ações levantadas na pesquisa, encontram-se a otimização de processos (56,5%), o uso de insumos circulares (37,1%) e a recuperação de recursos (24,1%). 

LOCAL DO EVENTO:

  • FIERGS
  • Av. Assis Brasil, 8787
  • Porto Alegre/RS

13:30h - Credenciamento e recepção

13:45 até 14:00h - Abertura Oficial

14:00 - 15:15h - Painel I – A norma ISO e a avaliação do grau de adoção de práticas de economia circular:

  • Rota de Maturidade: A Ferramenta de Avaliação da Economia Circular – Palestrante: Larissa Malta – CNI
  • Indicadores de circularidade e aspectos regulatórios: riscos e oportunidades – Palestrante: Carolina Carneiro – Firjan

Moderador: Tiago Pereira Neto – FIERGS

15:15 - 16:30h - Painel II – Circularidade na prática - cases de economia circular:

  • Economia circular da bateria de lítio - Deivid Noronha - Energy Sourse
  • Economia Circular do Caroço de Pêssego - Fábio Castro - BIOQUIM

Moderador: Jordão Gheller Junior - Senai-RS

16:30 até 17:30h - Encerramento, café e espaço network de negócios

Para saber mais:

EDIÇÕES ANTERIORES:

A Economia Circular representa um modelo que visa otimizar o uso dos recursos naturais, promovendo o desenvolvimento econômico sustentável. A circularidade dos negócios impulsiona uma produção mais eficiente, priorizando insumos recicláveis e renováveis, fomentando oportunidades de negócios e reduzindo a dependência de matéria-prima virgem.

O Projeto Circulando tem como objetivo envolver industriais e especialistas em um ambiente de debate sobre conceitos, normas, práticas e negócios relacionados a temática de economia circular, bem como as perspectivas e tendências desse modelo econômico.

Na primeira edição, intitulada Circulando – A Relação Indústria e Economia Circular o evento buscou clarear o conceito de Economia Circular, um conceito que associa desenvolvimento econômico a um melhor uso de recursos naturais, utilizando-se de novos modelos de negócios e de mecanismos para otimização dos processos de fabricação, de maneira a demandar cada vez menos matéria-prima virgem, além de oportunizar desenvolvimento de novos produtos a partir do uso de resíduos de processos existentes, tornando esses insumos em novos processos.

A segunda edição tevecomo objetivo, oportunizar conexões, apresentar alguns desafios e oportunidades desta agenda, trazendo cases e profissionais para um debate sobre o tema. É de extrema importância ampliar a discussão, tornando o tema mais próximo e de fácil compreensão para a indústria, a fim de viabilizar projetos circulares de forma mais segura e confortável. Ainda como objetivo do evento está possibilitar conexões, que possam gerar negócios quer seja de forma direta, bem como, insights para implementação em diversos processos produtivos.

O 2° Circulando – Conexões, desafios e oportunidades da economia circular, realizado pelo Conselho de Meio Ambiente da FIERGS (Codema)) e Instituto Euvaldo Lodi (IEL-RS), ocorreu no dia 27 setembro de 2022, das 14h às 17h, na FIERGS

O evento foi realizado no dia 7 de outubro de 2021, das 10h às 12h, durante a Mercopar, com transmissão ao vivo.

Circulando: A relação Indústria e Economia Circular

  •  A visão da Indústria sobre a Economia Circular
  •  Economia Circular na Prática – Cases 
  •  Promovendo a Economia Circular: Colaboração e sinergia entre os atores

O evento oportunizou o debate sobre os princípios de circularidade e o desenvolvimento de novos mercados e cadeias produtivas para a indústria do futuro, bem como possibilitou o debate acerca das oportunidades e desafios para a implementação da Economia Circular. O público-alvo deste evento são empresários, técnicos das indústrias, consultores, universidades e demais participantes da Mercopar. 

ECONOMIA CIRCULAR

O conceito de Economia Circular surge como contraponto à linear. Sua implementação busca a redução de custos e de perdas na produção e o desenvolvimento de novos elos na cadeia produtiva, como, por exemplo, o fomento do mercado de troca de resíduos, que passa a ser uma nova fonte de geração de receita.

O entendimento acerca da amplitude da Economia Circular ainda não é pleno. Muitas dúvidas permeiam o tema. A indústria já vem colocando alguns princípios em prática, mas ainda não há uma ampla divulgação e difusão das ações, um ponto que precisa ser reparado e incentivado. Uma pesquisa feita pela CNI em 2019 apontou que 76,5% das indústrias desenvolvem alguma iniciativa de Economia Circular, mesmo desconhecendo que as ações pertencem ao conceito. Entre as ações levantadas na pesquisa, encontram-se a otimização de processos (56,5%), o uso de insumos circulares (37,1%) e a recuperação de recursos (24,1%).

Foi possível notar, também, que mais de 88% dos entrevistados avaliaram a Economia Circular como importante ou muito importante para a indústria brasileira, revelando a pertinência em pautar o assunto.

O momento de falarmos sobre Economia Circular chegou!

Evento
circulando
economia circular
indústria
economia