Você está aqui

Cursos In Company

Veja os cursos in company à disposição e que podem ser adaptados ou customizados conforme às necessidades de sua empresa.

 

Área Meio Ambiente

O curso tem como objetivo abordar a Metodologia Produção Mais Limpa, ferramenta utilizada nos processos industriais para obter a redução do consumo de recursos, de desperdícios e de resíduos através do mapeamento das etapas do processo, bem como o monitoramento de cada etapa, analisando a causa de cada uma delas e propondo melhorias. As aulas são práticas e teóricas.

O curso tem como objetivo capacitar o participante no gerenciamento de resíduos sólidos identificando seus tipos e a sua problemática, classificando-os e caracterizando-os conforme a Norma Brasileira e as legislações estadual e federal. O curso aborda ainda as etapas de segregação conforme resolução CONAMA, acondicionamento e armazenamento adequados, quantificação dos resíduos, cumprimento de exigências de transporte e manuseio, utilizando, quando necessário, técnicas de prevenção e atendimento a emergências, gerando e arquivando documentos legais.

O curso tem como objetivo capacitar os participantes a identificar, caracterizar e tratar resíduos industriais sólidos, efluentes e emissões atmosféricas conforme legislação, abordando  técnicas para desaguamento de lodos, tratamento biológico, tratamento físico-químico, redução de odor e redução do impacto ambiental. As aulas são teóricas e práticas.

O curso tem como objetivo capacitar o participante a interpretar a norma ISO 14001:2015 e atuar como auditor interno do SGA, desenvolvendo a capacidade e confiança para realizar auditorias eficazes, que satisfaçam os requisitos das normas internacionais de auditoria. As aulas são teóricas e práticas.

O curso tem por objetivo capacitar o participante na interpretação e aplicação dos resultados de ensaios de toxicidade, reconhecendo a importância do controle de qualidade nos ensaios, utilizando as bases teóricas da ecotoxicologia.

O curso tem como objetivo abordar o tratamento de efluentes líquidos industriais, a operação e controle da Estação de Tratamento de Efluentes conforme parâmetros de monitoramento e requisitos legais, aplicando conceitos de Produção mais Limpa. As aulas são teóricas e práticas.

O curso tem como objetivo repassar os conhecimentos para a elaboração do Plano de Gerenciamento de Resíduos Industriais atendendo normas e resoluções aplicáveis bem como as políticas estadual e nacional de resíduos sólidos e de caracterização e classificação de resíduos sólidos.

O curso tem como objetivo capacitar os participantes no gerenciamento de resíduos sólidos de serviços de saúde, conforme normas e legislações ambientais, ANVISA, CONAMA e Política Nacional de Resíduos Sólidos, para caracterização, segregação, armazenamento, transporte e destinação.

O curso capacita os participantes na interpretação da norma ISO 14001:2015  a partir de uma visão prática, permitindo o entendimento dos requisitos necessários à condução do Sistema de Gestão Ambiental eficaz nas organizações.

O curso tem por objetivo capacitar o participante em como auditar um Sistema de Gestão Ambiental utilizando técnicas de auditorias, conforme ABNT NBR/IEC 19011:2012, utilizando técnicas de comunicação e reconhecendo documentos aplicáveis para atender aos requisitos da Norma ABNT NBR ISO 14001:2015. Pré-requisito: curso de Interpretação da NBR ISO 14001:2015

O curso tem por objetivo abordar as questões que envolvem a obtenção da Licença Ambiental conforme legislação vigente nos âmbitos municipal, estadual e federal, reconhecendo as atividades sujeitas ao licenciamento ambiental, bem como identificando os principais documentos exigidos no licenciamento.

O curso tem como objetivo capacitar o participante a atuar em laboratórios utilizando técnicas de manuseio de produtos químicos, de uso e lavagem de materiais de laboratório e vidrarias, abordando qualidade e segurança em laboratórios, preparo e padronização de soluções, técnicas de titulometria, gravimetria, técnicas de coleta de amostras para ensaios ambientais e noções básicas de espectrofotometria.

ÁREA: COURO

Esse curso tem como objetivo desenvolver competências para o processamento do couro, seleção de matéria prima adequada, conservação da pele bovina,  reconhecimento das operações e processos de ribeira e curtimento, acabamento molhado, secagem e pré-acabamento de couros, aplicação da produção mais limpa às etapas de processamento.

As aulas são práticas e teóricas.

Esse curso tem como objetivo desenvolver competências para a matização de couros semiacabados e outros materiais utilizando técnicas e conceitos de cores, aplicando pigmentos e anilinas para realizar acerto de cores quando necessário. As aulas são práticas e teóricas.

Esse curso tem como objetivo desenvolver competências para realizar o curtimento e o acabamento de peles exóticas. através das técnicas de definição de estrutura química, camadas e regiões da pele, reconhecendo os diferentes tipos de curtimento, acabamento molhado, processo de secagem e noções de Produção mais Limpa. Aulas práticas e teóricas.

Esse curso tem como objetivo desenvolver o processo de acabamento de couros, reconhecendo e definindo as etapas através de fluxograma de acabamento, utilizando produtos adequados aos tipos de acabamento, seja ele tradicional, semi-anilina, cobertura, proteico ou em box, identificando problemas de acabamento. Aulas práticas e teóricas.

Esse curso tem como objetivo desenvolver competências para o desenvolvimento de artigos da moda e preview da próxima estação e o conhecimento dos produtos de acabamento usados no processo. As aulas são práticas e teóricas.

Esse curso tem como objetivo desenvolver competências para a classificação de peles e couros. Os conteúdos envolvem o reconhecimento das matérias-primas e principais procedências de pele no Brasil, características das raças e distribuição do rebanho no Brasil,  a composição química e a histologia da pele, a identificação dos defeitos oriundos  do animal vivo e de problemas na conservação da pele e dos processos até o curtimento, fundamentos da transformação da pele em couro, controle da qualidade, análises e ensaios aplicados ao processo. As aulas são práticas e teóricas.

Esse curso tem como objetivo desenvolver o processo de tingimento de couros, em superfície e atravessado utilizando os corantes e produtos adequados bem como técnicas de percepção de cor e triângulo de cores. Aulas práticas e teóricas.

Esse curso tem como objetivo desenvolver o processo de divisão de peles bovinas em tripa e couros wet-blue, aplicando os principais controles da operação, manutenção, montagem e desmontagem dos acessórios e componentes da máquina de dividir. Aulas práticas e teóricas.

ÁREA: GESTÃO

O curso tem como objetivo capacitar os participantes a organizar o ambiente de trabalho utilizando a metodologia 5 Sensos – (5’S), estabelecendo critérios de organização e limpeza para cada setor da organização conforme tipo de atividade.

O curso tem por objetivo capacitar o participante a interpretar e auditar internamente a norma ISO 9001:2015, desenvolvendo a capacidade e confiança para realizar auditorias eficazes, que satisfaçam os requisitos das normas internacionais de auditoria. As aulas são teóricas e práticas.

O curso tem por objetivo capacitar o participante na interpretação e aplicação da norma ABNT NBR ISO IEC 17025:2005, no reconhecimento dos requisitos da direção para organização como, controle de documentos, análise crítica de pedidos, propostas e contratos, reclamações, controle de ensaios e de auditorias internas e ainda requisitos técnicos como, pessoal, acomodações e condições ambientais, métodos de ensaio e calibração e validação de métodos, manuseio de itens de ensaio e calibração e apresentação de resultados.

O curso tem como objetivo capacitar o participante a liderar equipes com foco no resultado através da aplicação de técnicas de comunicação, motivação, relacionamento interpessoal, feedback, criatividade, com enfoque no cliente e na solução de problemas.

O curso tem como objetivo capacitar o participante a interpretar a norma NBR ISO 9001:2015 aplicando os princípios da gestão da qualidade, reconhecendo o Sistema de Gestão da Qualidade, o Sistema de Gestão Integrado, permitindo o entendimento dos requisitos necessários à condução do Sistema de Gestão da Qualidade de forma eficaz nas organizações.

O curso tem por objetivo capacitar o participante a interpretar e auditar internamente as normas ISO 9001:2015 e ISO 14001:2015, planejando e executando auditorias internas conforme a norma ABNT NBR ISO/IEC 19011:2012, desenvolvendo a capacidade e confiança para realizar auditorias eficazes, que satisfaçam os requisitos das normas internacionais de auditoria. As aulas são teóricas e práticas.

O curso tem por objetivo capacitar o participante a auditar internamente a norma ABNT NBR ISO IEC 17025:2005  conforme a ABNT NBR ISO 19011:2012, identificando os princípios e tipos de auditorias, gerenciando e executando um programa de auditoria, tratando não-conformidades,  ações corretivas e simulando auditorias. Pré-requisito: curso de Interpretação da ABNT NBR ISO 19011:2012

Conheça os serviços de consultoria em tecnologia que irão aumentar a competitividade da sua empresa.
O SENAI-RS oferece serviços de pesquisa, desenvolvimento e inovação de produtos e processos para sua empresa tornar-se mais competitiva.  
Realize ensaios com equipe especializada e mantenha a segurança em seus produtos e processos.
O SENAI-RS oferece serviços técnicos especializados para sua empresa tornar-se mais competitiva.

Editais e Fomentos

Quer saber mais sobre a Indústria 4.0? Então você está no lugar certo. ​Queremos garantir que você e a sua emp...
plataforma-inovacao-para-a-industria
Financia o desenvolvimento de produtos, processos ou serviços inovadores, com o objetivo de aumentar a produti...

Fale Conosco

Para entrar em contato, preencha o formulário ao lado.

Instituto SENAI de Tecnologia em Couro e Meio Ambiente
Fone: (51) 3904-2735 / 3904-2637
Rua Gregório de Mattos, 111
Estância Velha/RS

Se você quiser saber como tratamos os seus dados pessoais, conheça nossa política de privacidade clicando aqui.

CAPTCHA
This question is for testing whether or not you are a human visitor and to prevent automated spam submissions.