Representantes de empresas exportadoras e importadoras e profissionais aduaneiros e de comércio exterior participaram, nesta segunda-feira (28), na Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS), do workshop Portal Único de Comércio Exterior e Novos Processos de Exportação e Importação. O gerente do Portal Único e auditor fiscal da Receita Federal, Frederico Froés Fontes, foi  o  palestrante do evento, que teve como objetivo apresentar o programa e seus novos processos, com destaque para a Declaração Única de Exportação.

O coordenador do Conselho de Relações Internacionais e Comércio Exterior (Concex) da FIERGS, Cezar Müller, destacou na abertura do workshop que os procedimentos e controles administrativos e burocráticos inerentes à atividade são os principais obstáculos à competitividade das empresas no mercado internacional. “Portanto, simplificar processos e procedimentos é uma pauta constante na agenda do setor empresarial”, disse Müller, ao ressaltar que o Portal Único gera importante avanço na redução da burocracia alfandegária e aduaneira.

Segundo Frederico Fontes, a remodelagem busca a eliminação de papeis e a diminuição do número de documentos a serem entregues pelo exportador e o importador. “O processo de tratamento dessas declarações se torna mais célere e o controle de cargas, simplificado. Basicamente, se trata disso, de redução de informações, tornando o processo mais rápido e menos oneroso”, afirma. “Nossa expectativa é a de reduzir em cerca de 40% o tempo tanto para exportar como para importar, e em aproximadamente 14% o custo da operação”.

A previsão é a de que os processos de comércio exterior no Brasil, ao se suprimirem, por exemplo, o uso intensivo de documentos de papel e a exigência de informações repetidas, caiam de 13 para oito dias nas exportações, e de 17 para 10 dias nas importações. Isso representará um ganho na corrente de comércio entre 6% e 7% ao ano, segundo estudo da Fundação Getúlio Vargas (FGV). A implantação total do Portal Único está prevista para o ano que vem.

Crédito foto: Dudu Leal

Publicado segunda-feira, 28 de Agosto de 2017 - 16h16