O ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Miguel Rossetto, se reuniu com o presidente da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS), Heitor José Müller, e o Conselho de Vice-Presidentes, nessa sexta-feira (8), na sede da entidade. Na pauta do encontro estiveram as questões que impactam a competitividade do setor produtivo gaúcho e brasileiro. “Somos parceiros na busca pelo desenvolvimento do País e queremos colaborar com as autoridades constituídas. Para isso, alguns gargalos precisam ser removidos prioritariamente, como a elevada carga tributária, falta de infraestrutura, insegurança jurídica, morosidade nas licenças ambientais, alta dos juros e oneração das exportações. Além disso, as Relações de Trabalho necessitam ser modernizadas”, afirmou Müller.

O industrial destacou ainda o peso da burocracia nos negócios. “No Brasil, a burocracia permeia praticamente todas as etapas da atividade empresarial: abertura de empresas, obtenção de financiamento, pagamento de tributos, relações com funcionários, inovação, desenvolvimento dos mercados e da infraestrutura”, disse. O presidente da FIERGS ponderou que regulamentações e leis elaboradas com clareza, resultando em segurança jurídica, estimulam investimentos e aumentam a capacidade de planejamento das empresas.

Os temas apresentados por Müller e pelos vice-presidentes, segundo Rossetto, serão tratados com a presidenta Dilma Rousseff e com os demais ministros, em especial com o titular do Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Armando Monteiro Neto. Sobre o ajuste fiscal promovido pelo governo, explicou que as medidas estão na metade de um período de transição, que deve ser finalizado no primeiro semestre deste ano. "Não teremos um processo recessivo no País. Pretendemos iniciar, no segundo semestre, uma agenda de aumento dos investimentos, de crescimento e de geração de emprego”, garantiu Rossetto.

Fonte: Crédito da foto: Dudu Leal

Publicado sexta-feira, 8 de Maio de 2015 - 17h17