Você está aqui

Encontro debate área de proteção do Delta do Jacuí

A FIERGS participou de encontro com o presidente da Assembleia Legislativa, Gilmar Sossela, nessa quinta-feira (13), pela manhã, sobre o Plano de Manejo do Parque Estadual Delta do Jacuí. O presidente da FIERGS, Heitor José Müller, reforçou que é necessário o equilíbrio entre a preservação ambiental e o desenvolvimento econômico para que toda a sociedade seja beneficiada. 
 
De acordo com o coordenador do Conselho de Meio Ambiente da FIERGS, Torvaldo Marzolla Filho, a entidade apoia a proposta do deputado Miki Breier, autor do Projeto de Lei 164/2014, que tem “o mérito de elucidar uma das principais questões que causa preocupação: a Área de Proteção Ambiental do Delta do Jacuí pode ser considerada como zona de amortecimento do Parque?”.
 
No encontro, o deputado Breier também informou que protocolará nessa quinta-feira um Decreto Legislativo com vistas a revogar a Portaria da Sema nº 62, de 27 de outubro de 2014, que homologou o Plano de Manejo do Parque Estadual Delta do Jacuí. As mudanças indicadas permitem a proteção dos ecossistemas abrangidos pelo Parque, ao mesmo tempo em que harmonizam as questões sociais e econômicas desta área do Rio Grande do Sul, que concentra 37% da população gaúcha. Assim, é possível a realização de obras de mobilidade urbana, de contenção de inundações, desenvolvimento do turismo e, sobretudo, trata de questões complexas relativas às ocupações já consolidadas. 
 
Segundo Marzolla Filho, o Comitê de Acompanhamento dos Planos de Manejo do Parque e APA Delta do Jacuí, constituído pela FIERGS e entidades do segmento, chegaram a fazer uma consulta jurídica especializada sobre o tema e ofereceram subsídios técnicos aos parlamentares, responsáveis por discutir as alterações propostas pelo governo estadual.
 
Publicado quinta-feira, 13 de Novembro de 2014 - 17h17