Você está aqui

"Bons negociadores devem ter visão de coletivo"

A ponte entre a comunicação e a decisão tomada foi o tema principal do workshop Dialogue Gap − Como fazer a ponte entre a simples comunicação e a efetiva tomada de decisão, realizado nos dias 16 e 17 de julho, no Hotel Blue Tree Millenium, promovido pelo IEL-RS. Conforme o professor Peter Nixon, da Potential Dialogue, bons negociadores não são só pessoas com talento natural de comunicação e ou extroversão. "É possível treinamento, e este se faz a partir de observação, experiência e exemplos".

Nixon, que é autor dos livros Dialogue Gap e Negociação Dominando os Negócios na Ásia, explicou que os bons negociadores são importantes pois buscam metas e objetivos que sejam bons para todos. "Os negociadores sempre devem ter visão de coletivo e agem como agentes de colaboração entre partes. Em uma cadeia industrial, todos devem ganhar, se sentir satisfeitos, terem projetos desenvolvidos em conjunto", enfatizou. Ele defende que esta negociação se faz a partir de diálogo e eficácia de comunicação em qualquer língua. "Se não sabe a língua do interlocutor, deve-se ter tradutores. Mesmo assim, negociações também se fazem com olhares, gestos e argumentos não individualizados. Bons negociadores possuem habilidades que incentivam o engajamento das partes", concluiu.

O evento, destinado a executivos e gestores, abordou conceitos, práticas e ferramentas para a gestão de conflitos e mudanças nos ambientes corporativo, social e político, ajudando a identificar o dialeto motivacional, pontuar questões que afetam o diálogo efetivo e o que fazer para evitá-los e abordagens em situações reais.

Publicado quinta-feira, 18 de Julho de 2013 - 0h00