Presidente da Petrobras apresenta Plano Estratégico e destaca a excelência dos fornecedores nacionais

Até o ano de 2020, a Petrobras planeja produzir 4,2 milhões de barris de petróleo por dia, um aumento de 110% em relação aos 2 milhões que a companhia obtém atualmente. A previsão foi feita pela presidente da empresa, Maria das Graças Foster, durante a apresentação do Plano Estratégico Petrobras 2020 − Plano de Negócios e Gestão 2013-2017, nesta quinta-feira (11), na sede da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS). No evento, foi assinado o contrato para a construção, por parte da EBR, em São José do Norte, de mais uma plataforma, a P-74, que irá operar na Bacia de Santos. "Temos clareza para onde ir, o plano da Petrobras é exequível", destacou Maria das Graças.

A presidente da Petrobras, que esteve em Porto Alegre acompanhada de cinco diretores da empresa, lembrou que, em 2012, a realização dos investimentos foi de R$ 84,1 bilhões. Desempenho que superou os R$ 83,3 bilhões previstos para o ano. Entre 2013 e 2017, o Plano de Negócios e Gestão, já aprovado pelo Conselho de Administração da empresa, é de um total superior a US$ 236 bilhões.

Maria das Graças comemorou os resultados do pré-sal, definindo-os como um sucesso. "Das atividades e perfurações que a Petrobras realiza, 84% delas revelam descobertas", apontou. Somente no pré-sal, a companhia extrai 300 mil barris de petróleo por dia. Nos últimos 14 meses (entre janeiro de 2012 e fevereiro de 2013), foram 53 novas reservas descobertas no País, 25 delas marítimas e dentro dessas, 15 no pré-sal.

A executiva exaltou ainda a capacidade da indústria nacional. Salientou o alto padrão dos parceiros entre os fornecedores de bens e serviços. "É muito importante que setor continue mantendo o excelente trabalho. O conteúdo local é uma política do governo brasileiro", disse.

O presidente em exercício do Sistema FIERGS/CIERGS, Antônio Roso, destacou na abertura da cerimônia o trabalho desenvolvido pela entidade para ampliar a inserção da indústria gaúcha na cadeia de fornecedores dos projetos da Petrobras, especialmente a partir de 2008, com a criação do Comitê de Competitividade em Petróleo, Gás, Naval e Offshore. O industrial aproveitou a ocasião para fazer dois pedidos especiais à presidente Maria das Graças. "A primeira é que a Petrobras continue investindo junto aos nossos parques tecnológicos, como Tecnopuc, Tecnosinos, Valetec e Ufrgs, além de nos ajudar a consolidar o Oceantec, parque da Furg, em Rio Grande, estimulando a instalação de empresas internacionais de base tecnológica", afirmou.

A segunda solicitação, segundo Roso, é para que a Petrobras recoloque a questão do terminal de regaseificação de GNL no Rio Grande do Sul em sua pauta de investimentos.

O governador Tarso Genro reforçou que o Estado se coloca hoje como parceiro estratégico do País e particularmente da Petrobras. Disse que o projeto de desenvolvimento estabelecido pelo seu governo está muito bem retratado na indústria deste setor.

Publicado quinta-feira, 11 de Abril de 2013 - 0h00