Setor de máquinas agrícolas bate recorde de vendas na 35ª Expointer

Um clima de otimismo marcou a abertura oficial da 35ª Expointer, nesta sexta-feira (31), no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio. Isso porque, depois da seca que prejudicou a safra de verão em 2012, o setor dá sinais de recuperação e uma mostra são os números registrados na maior feira agropecuária da América Latina. A venda de máquinas agrícolas, por exemplo, superou todas as edições anteriores. A três dias do encerramento, foram fechados R$ 1,05 bilhão em negócios nesse segmento − mais de R$ 200 milhões acima de 2011 −, o que aponta essa como a maior edição evento.

Entre as causas para o resultado esteve a redução de 5% para 2,5% da taxa de juros do Programa de Sustentação do Investimento (PSI), anunciada pelo governo federal, e que diminui os custos de financiamento para a aquisição de bens de capital. "A agropecuária nacional vive um de seus melhores momentos. Esse é um resultado do trabalho conjunto entre os governos estadual, federal, produtores e entidades representativas do setor empresarial", avaliou o ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro Filho. O ministro também lembrou que o Plano Safra deste ano prevê R$ 115,2 bilhões em recursos.

O ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas, ressaltou a importância de todos os segmentos da agricultura, desde os grandes produtores até os representantes da agricultura familiar. "Essa Expointer marca uma nova época para a agricultura brasileira, com novos instrumentos de crédito e, inclusive, taxas de juros negativos para a agricultura familiar", afirmou.

Já o governador Tarso Genro declarou que esses resultados são frutos de um trabalho voltado ao reordenamento da economia produtiva do Estado e da "revanche gaúcha" contra a paralisia e a estagnação. "O Rio Grande do Sul tem lugar para todos que querem produzir, trabalhar e evoluir, seja micro, pequeno, médio ou grande produtor, e isso só pode ser conseguido com dois instrumentos: a lei e o diálogo", afirmou.

Para o presidente da FIERGS, Heitor José Müller, o aquecimento das vendas no setor estimula a circulação de riqueza em todo o Estado. "O que contribui, claro, para os resultados da indústria, especialmente do setor de alimentos, máquinas e implementos agrícolas", afirmou.

O presidente do Sindicato da Indústria de Máquinas e Implementos Agrícolas no Rio Grande do Sul, Cláudio Bier, também destacou os números da edição de 2012 e a importância que o setor representa para todos os produtores. "Quando a área de máquinas foi criada na Expointer, não tínhamos ideia de que chegaria a representar esse grande volume. Das vendas de máquinas agrícolas este ano, os pequenos produtores representam 25% dos negócios", confirmou Bier.

Publicado sexta-feira, 31 de Agosto de 2012 - 0h00