Porto Alegre recebe o maior evento de negócios digitais da América do Sul

Até esta quinta-feira, Porto Alegre é o centro dos negócios digitais da América do Sul. Reunindo 183 empresas, de 18 países, a segunda edição da Business IT South America (BITS) prossegue no Centro de Eventos FIERGS, reunindo o setor de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). "Esta feira, em sua concepção, resultou de um esforço conjunto e de longo prazo. Assim, desde o início praticamos o conceito de ‘compartilhar‘, que hoje expressa uma das mais importantes funções da internet. Compartilhamos o trabalho, os contatos, as responsabilidades, e compartilhamos os interesses convergentes para concretizar essa iniciativa", disse o presidente da FIERGS, Heitor José Müller, na abertura do evento, na terça-feira.

Segundo o presidente da FIERGS, os participantes da BITS são assistentes privilegiados da convergência do tempo, reunindo o presente e o futuro em um só lugar. Na prática, a feira e seus eventos de conteúdo antecipam as tendências da economia digital. "O novo mundo da informação e do conhecimento é inescapável. A interatividade e a mobilidade são as marcas do patamar onde nos encontramos", destacou. Para Müller, o Brasil e o Rio Grande do Sul precisam estar inseridos nesse cenário, de preferência sendo o palco para que as empresas − como atores principais − interpretem o papel que lhes cabe no processo de desenvolvimento do País e do Estado.

Representando o governador Tarso Genro, o secretário do Desenvolvimento e Promoção do Investimento, Mauro Knijnik, reforçou o apoio do Estado no evento e disse que a feira está alinhada às estratégias de desenvolvimento do Rio Grande do Sul. "A BITS é uma oportunidade para a construção de relacionamentos comerciais e diálogo entre as empresas", afirmou.

Diretor da Hannover Fairs International, organizadora do evento, Andreas Luttmann, representou a promotora alemã, a Deutsche Messe AG, e sua subsidiária no País, a Hannover Fairs Sulamérica: "Tivemos um ótimo início da feira, com excelente participação de executivos e empresários do setor de TIC, que prestigiaram tanto a exposição como as palestras, debates e os encontros de negócios", salientou.

Criada sob a bandeira dos "negócios e conhecimento", a BITS tem o Encontro de Negócios AL-Invest entre seus destaques. Voltado às empresas que buscam oportunidades com países da Europa e da América Latina, as rodadas de negócios contam com 65 empresas brasileiras, 28 europeias e 11 da América Latina. Os parceiros da FIERGS nessa atividade são a Confederação Nacional da Indústria (CNI), Programa AL-Invest IV, Apex Brasil, Rede CIN, Softsul e Consórcio de Serviços.

A BITS é organizada pela Federação e pelo Centro das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS/CIERGS), em parceria com a Hannover Fairs Sulamerica e cooperação com a Associação Sul-Riograndense de Apoio ao Desenvolvimento de Software (Softsul). É um evento da alemã CeBIT − maior feira na área digital do mundo.

Publicado quinta-feira, 17 de Maio de 2012 - 0h00