Você está aqui

Setor de mineração busca agregar valor para ganhar mercado internacional

A importância do carvão mineral para a economia brasileira e a sua aplicação na geração de energia foram tratadas nessa quinta-feira (24), na sede da FIERGS. O presidente da entidade, Heitor José Müller, recebeu uma comitiva do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), ligado ao Ministério de Minas e Energia. "A exemplo de outros setores, hoje, exportamos commodities, como minério de ferro, mas precisamos adicionar valor aos produtos para ganhar mais mercado", afirmou o industrial.

Entre os pontos centrais do encontro esteve o uso do carvão mineral. O coordenador do Comitê Temático de Mineração da FIERGS, Oscar Raabe, salientou que no Rio Grande do Sul estão localizados 28 bilhões de toneladas − o que representa 88% dos recursos disponíveis no Brasil. "Se trata de um segmento diversificado e fundamental, um dos responsáveis pelo crescimento econômico do Estado e do País", disse.

A aplicação da matéria-prima foi apontada como alternativa para a geração de energia. "Há casos de plantas térmicas na Espanha e na Alemanha abastecidas com carvão", relatou o diretor-geral do Departamento Nacional de Produção Mineral, Sérgio Augusto Dâmaso. No entanto, afirmou que é necessário desmistificar a ideia de que o material é um vilão poluente. Ele informou que essa será uma das defesas de sua gestão à frente do órgão. Entre as ações programadas está a realização de um seminário nacional sobre o tema. O presidente Müller destacou que Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná estão se articulando para montar comitivas com o objetivo de conhecer o funcionamento de novas tecnologias na aplicação do carvão ao redor do mundo.

Outras áreas que terão atenção especial do DNPM serão de agregados da construção civil e a fiscalização ao setor de água mineral − tendo em vista, especialmente, a Copa do Mundo de 2014. "Vamos valorizar o setor como um todo. No entanto, alguns segmentos já estão mais consolidados, como é o caso do ferro", ressalta. Também estiveram presentes no encontro o diretor da FIERGS, Carlos Weinschenk de Faria, e o diretor do CIERGS, Jairo Alberto Zandoná.

Publicado quinta-feira, 24 de Novembro de 2011 - 0h00