Mobilização da indústria de Petróleo e Gás atrai fornecedores

O encontro Mobilização da indústria gaúcha para o setor de Petróleo e Gás Natural, nesta terça-feira (31), na sede da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul, reuniu mais de cem empresas interessadas no fornecimento de produtos e serviços para a Petrobras, e representantes da estatal brasileira. O evento será repetido nesta quarta-feira (1º/6), na cidade de Rio Grande.

O coordenador executivo do Programa de Mobilização da Indústria Nacional de Petróleo e Gás (Prominp), do Ministério de Minas e Energia, Guilherme Romaneli, apresentou o Portal de Oportunidades. A ferramenta foi criada para dar maior visibilidade e oportunidades para empresas do setor. "Hoje, temos mais de quatro mil cadastradas, cerca de 300 do Rio Grande do Sul", informou Romaneli, destacando que o volume de investimentos da Petrobras seguirá em nível elevado. Segundo ele, entre 2010 e 2014 a companhia prevê US$ 42,5 bilhões apenas em novos projetos no Brasil.

Romaneli revelou que 78,4 mil profissionais foram qualificados pelo Prominp para atuarem em Petróleo e Gás no País, mas a demanda adicional chega a 212 mil pessoas, que ainda necessitam ser preparadas para o segmento.

O representante da Gerência de Materiais da Petrobras, Eliel Martins da Costa Júnior, divulgou o Cadastro de Fornecedores de Bens e Serviços da estatal, que disponibiliza duas formas de as empresas se candidatarem a fornecedoras: por meio do registro local ou do cadastro corporativo. Já a coordenadora de Finanças da Petrobras e do Portal Progredir, Fabíola Rosadas, falou do Programa Progredir, a ser lançado oficialmente no próximo dia 6, e mostrou como as fornecedoras da companhia poderão ter acesso a financiamento e crédito para investimentos por meio de seis instituições financeiras associadas.

Também estiveram presentes no encontro o secretário adjunto da Secretaria de Estado do Desenvolvimento e Promoção do Investimento, José Antônio Vale Antunes Júnior; a secretária em exercício de Ciência, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico, Ghissia Hauser; o gerente regional de Negócios da Superintendência da Caixa Econômica Federal (CEF) na Petrobras, Luis Fernando Vasquez Romero; e o superintendente regional da CEF no Leste Gaúcho, Eduardo Kisner; entre outros convidados.

O evento foi realizado pela FIERGS, por meio do Comitê de Competitividade, Gás e Petróleo; pelo Prominp, Petrobras e Caixa Federal.

Publicado Terça-feira, 31 de Maio de 2011 - 0h00