Indústria é destaque na Expointer

Termina neste domingo a 33ª Expointer, no Parque Assis Brasil, em Esteio, com boa perspectiva de volume de negócios. Na sexta-feira, a atração foi a visita do presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva, que ficou durante duas horas no local. Ele conversou com produtores, visitou pavilhões e o estande de máquinas e equipamentos agrícolas, neste último acompanhado do presidente da FIERGS, Paulo Tigre, e do presidente do Sindicato da Indústria de Máquinas e Implementos Agrícolas no Rio Grande do Sul (Simers) , Cláudio Bier, além do ministro do Desenvolvimento Agrário, Guilherme Cassel.

No estande, Lula subiu em um trator do Programa Mais Alimentos e acenou ao público que o acompanhava. "Aqui no Rio Grande do Sul, a gente fica de alma lavada vendo o potencial que o Estado tem", disse.

O presidente da República ressaltou, ainda, o Programa Mais Alimentos, do governo federal, uma linha de crédito que financia investimentos em infraestrutura para a propriedade familiar. "Quem imaginaria há alguns anos que o agricultor familiar poderia comprar uma máquina dessas?", indagou Lula, salientando a dinâmica que o programa deu ao setor de Máquinas e Equipamentos Agrícolas.

Paulo Tigre destacou a importância da Expointer para a economia do Rio Grande do Sul e do Brasil. "A feira mostrou mais uma vez o enorme potencial de comercialização que tem e se consolida como a maior agroindustrial do Pais", afirmou o industrial.

Segundo o presidente do Simers, o recorde de comercialização de máquinas de 2009 (R$ 795 milhões) dificilmente será atingido na Expointer 2010. Mas, apesar disso, destacou o industrial, o segmento está muito satisfeito. "A chuva atrapalhou, mas mesmo assim sempre são feitos muitos contatos para os negócios futuros", disse Cláudio Bier. "O Programa Mais Alimentos continua sendo nosso grande propulsor, pois permite ao produtor rural renovar a sua frota".

Publicado sexta-feira, 3 de Setembro de 2010 - 0h00