FIERGS entrega Prêmio Distinção Indústria 2010

A Federação e o Centro das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS/CIERGS) premiaram nesta quarta-feira (dia 26) quatro produtos fabricados com avanços tecnológicos, design e inovação. "Destacamos e aplaudimos essas empresas que, em meio à adversidade, não abandonaram a visão estratégica de investir em pesquisa e inovação. Os produtos vencedores mostram que é possível avançar a passos largos nos mercados nacional e internacional com itens de alto valor agregado ‘made in Rio Grande do Sul‘", afirmou o presidente do Sistema FIERGS, Paulo Tigre.

O Prêmio Distinção Indústria 2010, instituído em 1972, foi conferido aos seguintes produtos: Multicultivador e Pulverizador Canavieiro sob Palha, da Agrimec Agro Industrial e Mecânica, de Santa Maria; o Coach − Controle e Automação de Centrais Hidrelétricas, da BCM Engenharia, de Porto Alegre; o Ônibus Rodoviário Geração 7, da Marcopolo, de Caxias do Sul; e o Graneleiro Randon Série 60 Anos, da Randon, de Caxias do Sul.

Na cerimônia de premiação, Tigre destacou também que em quatro meses haverá eleições no País. "Por isto, a mensagem da FIERGS e do CIERGS é de que os governantes e os parlamentares a serem eleitos assumam o compromisso de modernizar o Brasil, desde a infraestrutura até as reformas que a sociedade tanto almeja. Dentre elas, enfatizamos a necessidade urgente de um novo sistema tributário, mais simples, justo, que desonere os investimentos e que não onere tanto os consumidores e os empreendedores". Tigre salientou ainda que o setor industrial quer motivar a eleição de uma prioridade. "Acima de partidos; acima de ideologias e doutrinas; nossa proposta é eleger o desenvolvimento sustentado como a grande prioridade nacional".

OS VENCEDORES:

Agrimec Agro Industrial e Mecânica − O Multicultivador e Pulverizador Canavieiro sob Palha, da Agrimec Agro Industrial e Mecânica, de Santa Maria, acumula funções de várias máquinas. Nas plantações, ele realiza a subsolagem, adubagem, aplicação de herbicidas e ainda a organização da palha restante da colheita da cana-de-açúcar em linha, para que a planta brote novamente. O implemento, sem similar no mercado mundial, tem capacidade para 600 litros de fertilizantes, 600 quilos de adubo e trabalha a uma velocidade de 6 quilômetros por hora. O método diminui o consumo de água e fertilizante em até 75%.

BCM Engenharia − O Coach − Controle e automação de centrais hidrelétricas, da BCM Engenharia, de Porto Alegre, gerencia o funcionamento de usinas de pequeno e médio porte. O equipamento faz milhares de cálculos simultâneos e constantes, com medição de itens como vazão, pressão e volume em diferentes pontos da barragem, assim como a corrente, a tensão e a frequência no momento de gerar a energia. O produto também permite que uma usina seja administrada a distância e configurada de acordo com as necessidades do operador.

Marcopolo − O Ônibus Rodoviário Geração 7, da Marcopolo, de Caxias do Sul, apresenta design equilibrado e fluído, com formas que lembram velocidade e força. Foram 15 meses de testes para a conclusão do projeto. No conjunto ótico, em vez de lâmpadas convencionais, são usados LEDs. O espaço interno está mais confortável e foi ampliado. O veículo também utiliza peças e matérias-primas de material reciclado. O consumo de combustível é menor que os modelos tradicionais, diminuindo a emissão de dióxido de carbono.

Randon − As novidades do Graneleiro Série 60 anos, da Randon, de Caxias do Sul, começam na linha de montagem. O corte das chapas em máquinas de plasma permite vigas de chassi mais grossas. Os novos paralamas são feitos em plástico injetado. As luzes na posição dianteira, a iluminação da placa com LED, o revestimento protetor da fiação e o uso de plugs são as inovações da parte elétrica.

Publicado quarta-feira, 26 de Maio de 2010 - 0h00