Você está aqui

Empresários gaúchos conhecem detalhes da exploração da camada pré-sal

O Comitê de Competitividade em Petróleo, Gás e Energia da FIERGS se reuniu na tarde desta terça-feira (dia 10) na sede da entidade para conhecer mais detalhes da exploração da camada pré-sal. O diretor de Exploração e Produção da Petrobras, Guilherme Estrella participou do encontro e fez uma palestra sobre as reservas brasileira e o aproveitamento das mesmas.

O executivo fez questão de ressaltar que o Rio Grande do Sul tem um grande potencial de fornecimento de produtos e serviços para a companhia, aproveitando a forte industria metal-mecânica e eletrônica. "Serão construídos barcos, navios, plataformas, que utilizarão uma enormidade de itens e equipamentos.Teremos que adquirir 350 turbinas, mais de 940 mil toneladas de aço estrutural, 4 mil quilômetros de dutos flexíveis, por exemplo", comentou, citando ainda que numa segunda fase da expansão, estuda-se a instalação de plataformas desabitadas, o que requererá complexos sistemas de automação, uma das vocações da indústria gaúcha de tecnologia. .

Uma das principais metas da companhia com a exploração da camada pré-sal é valorizar a produção e a engenharia nacional, que segundo Estrella, tem plenas condições de suprir esta demanda. "Neste aspecto, os gaúchos também tem uma grande capacidade. O corpo acadêmico daqui, junto com as universidades consagradas, tem grandes possibilidades com esta expansão", completou.

O coordenador do Comitê, Marcus Coester, apresentou detalhes da atuação do grupo, que pretende incrementar a participação do Rio Grande do Sul no fornecimento de bens e serviços para a companhia petrolífera, que deve investir cerca de US$ 174 bilhões nos próximos cinco anos. "Só em 2008, a Petrobras comprou cerca de US$ 45 bilhões, sendo que o Estado teve participação de apenas 1,31% no fornecimento de bens e 0,88% em serviços. Temos condições de elevar este patamar para cerca de 7%", disse.

Publicado Terça-feira, 10 de Novembro de 2009 - 0h00