Empresários conhecem linhas de apoio à inovação tecnológica

Iniciativa oferece mais oportunidades de trabalho

Empresários e entidades do Rio Grande do Sul conheceram, nesta quinta-feira (19), as linhas de financiamento do governo federal para projetos e pesquisas científicas e tecnológicas. A FIERGS, através do Instituto Euvaldo Lodi (IEL-RS) e do Conselho de Inovação e Tecnologia (Citec), em parceira com o Sebrae/RS, trouxe a palestra "Instrumentos de Apoio e Incentivo à Inovação" da Finep. "As ações da instituição encontram um solo fértil no Estado, o sistema de incubadoras gaúcho é um dos melhores do Brasil", explicou o responsável pelo Departamento de Promoção Institucional da Financiadora de Estudos e Projetos, vinculada ao Ministério de Ciência e Tecnologia, Alexandre Cabral.

O evento, que contou com 125 pessoas, detalhou os financiamentos reembolsáveis e não-reembolsáveis concedidos pela Finep. O apoio abrange todas as etapas e dimensões do ciclo de desenvolvimento científico e tecnológico, voltados para a atividade competitiva. "É importante lembrar financiamos apenas as etapas anteriores à produção, não apoiando investimentos para o crescimento da produção", reiterou Cabral.

Para iniciar o processo é necessário preencher um formulário através do site. Nesta etapa, explicou Cabral, é importante deixar bem claro onde ocorre a inovação da idéia. Ele salienta que inovar é transformar o conhecimento em produtos e serviços novos ou significativamente melhorados. A Finep, através dos parceiros nos Estados, mobiliza recursos financeiros e integra instrumentos para o desenvolvimento econômico e social do país.

Publicado sexta-feira, 20 de Junho de 2008 - 0h00