Você está aqui

RS gera 20 mil novos empregos em outubro

Ministro do Trabalho anunciou os números do Estado na FIERGS

O Rio Grande do Sul teve 20.188 novos postos de trabalho gerados em outubro. Este foi o maior índice de aumento no período desde 1992 e quase o dobro dos 12 mil criados durante todo 2006. O anúncio foi feito nesta sexta-feira (23) pelo ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, na sede da FIERGS.

De acordo com o ministro, de janeiro a outubro deste ano, os setores que mais contrataram foram construção civil (12,23%) e indústria de transformação (5,22%). "No acumulado de 2007, 80 mil trabalhadores gaúchos voltaram a ter carteira assinada. Os segmentos de serviços e comércio absorveram mais mão-de-obra pela questão sazonal do final do ano", explicou.

Todos os setores e Estados estão com um crescimento sólido e continuado, segundo o ministro. Destacou ainda que a Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) deverá fechar o ano com quase 2 milhões de novos empregos em todo o Brasil, sendo que o Cadastro Geral de Empregos (Caged), que só conta os celetistas, registrará entre 1,60 milhão e 1,65 milhão de postos de trabalho. O maior número obtido pelo Caged até hoje foi em 2004, 1,54 milhão.

Antes da coletiva de imprensa, o ministro Carlos Lupi esteve reunido com o presidente da FIERGS e industriais. Na pauta do encontro reservado estavam temas como o peso do Estado para os contribuintes e a necessidade de modernização da legislação trabalhista.

Publicado sexta-feira, 23 de Novembro de 2007 - 0h00