Você está aqui

Dos cinco alunos do Senai gaúcho, que se preparam para a WorldSkills Kazan, que será realizada na Rússia, de 22 a 27 de agosto, quatro estão treinando no exterior. Andressa Batista de Souza, campeã na ocupação Tecnologia de Mídia Impressa, viajou esta semana para Shangai (China) onde ficará até 1º de julho. Andressa fará um treinamento especial na escola Shangai Publishing and Printing College com o expert Douglas Junior Correa de Moura. Cristiano de Castro Nunes e Emerson Luis Lemes Moraes, campeões em Robótica Móvel, estão esta semana em Pequim, também na China, para capacitação especial promovida pela empresa Studica.  Leonardo de Moraes, primeiro lugar em Manutenção Industrial, está em Belval (Luxemburgo) participando de um treinamento até o dia 21 de junho, na Escola Lycée Bel-Val. 

Os competidores têm tido experiências internacionais este ano, pelo treinamento para WorldSkills. Antes de ir para a China, Andressa participou de um simulado com russos em Porto Alegre. Moraes teve um intercâmbio com competidores da Coréia, em Incheon, região metropolitana de Seul, e a dupla de Robótica esteve em treinamento com um expert japonês. Carlos Brys, da ocupação Instalações Elétricas Prediais, fez um simulado em Kazan, na Rússia.

Na última edição, em 2017, em Abu Dhabi, o Senai-RS teve seis alunos representando o País em quatro ocupações. Conquistaram o ouro em Mecatrônica (Gustavo Andreola e Lucas Tochetto) e Tecnologia em Mídia Impressa (Murilo Antunes da Silva), prata em Joalheria (Andrei Chiesa) e certificado de excelência em Robótica Móvel (Theodoro Flores Cardoso e Guilherme Rabuske). O Brasil ficou em segundo lugar. 

Organizado pela WorldSkills International – entidade que trabalha, desde 1950, para o desenvolvimento e a excelência das ocupações técnicas, o torneio reúne , de dois em dois anos, competidores de países e regiões das Américas, Europa, Ásia, África e Pacífico Sul. A expectativa brasileira para este ano é estar entre os melhores times do mundo e, se possível, repetir o feito obtido em São Paulo, em 2015, quando a equipe foi a grande campeã. Na edição de Kazan, 70 países e 1, 5 mil competidores participarão.

Publicado quarta-feira, 12 de Junho de 2019 - 14h14