Nesta segunda-feira (29), durante a 22ª Plenária do Conselho Empresarial Brasil-Japão, realizada na Fiesp, o presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Robson Braga de Andrade, afirmou que a adesão do País à Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE)  impulsionará a adoção de políticas que promovam a abertura comercial, trazendo mais segurança para investimentos estrangeiros no Brasil. O presidente da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS), Gilberto Porcello Petry, participou da abertura do evento, apoiando a ideia de expandir os mercados internacionais.

Na reunião, Robson destacou as inúmeras oportunidades de intercâmbio comercial que podem ser realizadas e aprofundadas entre Brasil e Japão. Além disso, salientou, a recente assinatura do acordo comercial entre o Mercosul e a União Europeia mostra que o momento atual no Brasil e no bloco sul-americano é propício à discussão de novos tratados.

Segundo o presidente da Seção Brasileira do Conselho Empresarial Brasil-Japão e presidente da Vale, Eduardo de Salles Bartolomeo, o tratado entre os dois países teria o potencial de aumentar o comércio e tornar a produção mais eficiente, reduzindo os custos para o consumidor também. Essa ideia também foi aprovada pelo presidente da Seção Japonesa do Conselho e presidente do Conselho da Mitsui, Massami Ijima, que defendeu a ampliação das relações econômicas e comerciais entre o Japão e o Mercosul, sobretudo o Brasil. “Vamos aproveitar este encontro para enviar mensagens fortes ao nosso governo para a celebração desse acordo”, afirmou.

Publicado segunda-feira, 29 de Julho de 2019 - 17h17