FIERGS debate as oportunidades que surgirão com o acordo Mercosul-União Europeia

Os principais impactos e as oportunidades proporcionadas pelo acordo Mercosul-União Europeia para a indústria e a agricultura foram tratados durante o 1º Encontro de Comércio Exterior, realizado pela Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul, por meio do Conselho de Comércio Exterior (Concex), e a Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul), nessa terça-feira (29). Segundo o coordenador do Concex, Cezar Müller, o acordo vem respaldado por mais de 20 anos de negociações entre as partes, e é importante para abrir o mercado ao Brasil, que “ficou muito tempo parado e precisa se internacionalizar”. Müller destacou, porém, que junto com o acordo as reformas estruturais que começaram a ser implantadas pelo governo federal precisam continuar, entre elas a tributária, reduzindo custos para a indústria.

O gerente de negociações internacionais da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Fabrizio Panzini, estima que o aumento esperado nas exportações brasileiras a partir do acordo com o bloco europeu chegue a US$ 9,9 bilhões, ou 23,5%, com a geração de 778,4 mil empregos. Ele destacou que a União Europeia é a maior economia e o maior exportador mundial, com US$ 18,8 trilhões de PIB e uma população superior a 513 milhões de pessoas. Entre os benefícios de acordos comerciais, aponta Panzini, estão o maior acesso a mercados externos, o estímulo ao aumento da competitividade e inovação e também o impulso a reformas no Brasil e no Mercosul.

Já a superintendente de Relações Internacionais da Confederação da Agricultura e Pecuária (CNA), Lígia Dutra, ressaltou que o acordo é o mais amplo já negociado pelo Mercosul e que 81,7% das tarifas de importação da UE serão eliminadas, zerando as tarifas para produtos brasileiros exportados como suco de laranja, frutas, café solúvel, óleo vegetal e peixes, entre outros. Além das cotas e redução de tarifas, o acordo prevê para o agronegócio brasileiro medidas sanitárias e fitossanitárias com menos tempo de burocracia para inspeção, aprovação e habilitação de estabelecimentos.

1º Encontro de Comércio Exterior
Publicado Terça-feira, 29 de Outubro de 2019 - 17h17