Amortecimento interno da entressola de tênis

Aquele pedacinho que faz toda a diferença! Veja como o SENAI ajudou a Vert no desenvolvimento de compostos elastoméricos para uso em componentes de calçados para corrida em substituição aos materiais sintéticos.

A empresa V. Fair Trade Comércio e Exportação de Calçados e Acessórios Ltda foi atendida pelo Instituto SENAI de Inovação em Engenharia de Polímeros para o desenvolvimento deste projeto de inovação realizado através da parceria com a EMBRAPII (Empresa Brasileira de  Pesquisa e Inovação Industrial).

A empresa V. Fair, com base no conceito da marca, procura desenvolver seus produtos com matérias-primas premium, cuja extração e/ou produção possuam algum impacto social e/ou ambiental positivo, para utilização em produtos inovadores no seu nicho de mercado. Neste contexto, a V. Fair procurou o SENAI para desenvolver componentes para seu primeiro calçado para corrida com uso de látex nativo da região Amazônica.

O objetivo do projeto foi desenvolver compostos elastoméricos, tendo o látex natural nativo da região Amazônica como matéria-prima base, com propriedades adequadas para uso em componentes de calçados para corrida em substituição aos materiais sintéticos, de origem do petróleo, normalmente utilizado nestas aplicações.

Para a inovação tecnológica proposta, a equipe técnica (ISI Polímeros + empresa) desenvolveram diversas formulações com látex nativo da Amazônia para aplicações em palmilhas e entressolas das quais foram produzidos protótipos.

Hoje,  um dos componentes desenvolvidos neste projeto (amortecimento interno da entressola composta) faz parte do tênis esportivo CONDOR da V. Fair lançado mundialmente no final de 2019.

Inovação é o futuro da indústria. Sempre podemos transformar boas ideias em soluções inteligentes. E para isso, conte com o SENAI-RS.

fomento-embrapii