Senai entrega Protetores faciais à Superintendência Regional do Trabalho

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-RS) entregou nesta terça-feira 200 protetores faciais para a Superintendência Regional do  Trabalho. A intenção é proteger os profissionais de todo o Estado que farão o atendimento presencial para habilitação de seguro-desemprego a trabalhadores. O pedido foi feito pelo superintendente regional do Trabalho no Estado, Getúlio de Figueiredo Silva Júnior, ao presidente da FIERGS, Gilberto Porcello Petry, que o encaminhou ao Senai. “Estamos com dificuldades de encontrar Equipamentos de Proteção Individual no mercado e o Senai vai nos ajudar neste sentido”, explica o superintendente. Ele destaca que precisará ainda de álcool em gel, luvas e máscaras em maior quantidade, já que haverá profissionais trabalhando além de na superintendência, em 12 gerências e 12 agências no Interior do Estado.

Os protetores foram produzidos pelos dois institutos de inovação do Senai de Engenharia de Polímeros e de Soluções Integradas em Metalmecânica, ambos sediados em São Leopoldo. A iniciativa integra a ação maior do Senai Nacional que colocou toda sua rede de institutos à disposição para desenvolvimento de projetos que ajudem no combate à Covid-19. “Esta é uma delas. São protetores de custo baixo e produção rápida, prototipadas por nossas impressoras 3D e máquinas de corte a laser”, explica o diretor regional do Senai-RS, Carlos Trein. O trabalho teve ainda a atuação dos profissionais dos dois institutos. “Analisamos sete diferentes protótipos de protetores de face (Face Shields) para serem utilizados por profissionais, levando em consideração segurança, conforto do usuário e a velocidade na fabricação. A ideia é que alguma empresa possa produzir em escala”, explica Victor Gomes, gerente do Instituto de Inovação em Metalmecânica.

Publicado Terça-feira, 31 de Março de 2020 - 15h15