FIERGS e consulado dos EUA buscam plano de cooperação

O presidente da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS), Gilberto Porcello Petry, participou, nessa quinta-feira (27), de uma videoconferência com o novo cônsul geral dos Estados Unidos em Porto Alegre, Shane Christensen. Há um mês residindo na Capital, Christensen afirmou que chega otimista com a possibilidade de iniciar o fortalecimento das relações entre os EUA e o Rio Grande do Sul, cuja corrente de comércio superou os US$ 2,7 bilhões em 2019 e, para isso, conta com a parceria da FIERGS. “É um Estado tão importante que queremos cada vez mais nos aproximar das entidades e das empresas”, disse o cônsul. O presidente da FIERGS enfatizou a qualidade de vida do RS e a capacitação profissional dos gaúchos. “É um estado de bom nível, hospitaleiro, empreendedor e com história”, afirmou.

Shane Christensen informou que a intenção é elaborar um plano de cooperação para “ampliar os laços” com o Rio Grande do Sul, principalmente em termos comerciais e investimentos bilaterais, compartilhando interesses mútuos. “Todo mundo quer fazer negócios com os Estados Unidos, que é um país muito aberto”, observou Petry, citando alguns dos principais setores gaúchos exportadores para os Estados Unidos, e sugerindo uma reunião entre FIERGS e consulado para alinharem as tratativas. “Estamos comprometidos em ajudar o Brasil a combater e pandemia, a reforçar as relações econômicas e comerciais, especialmente com o Rio Grande do Sul, e a buscar oportunidades de intercâmbio em novos negócios”, revelou o cônsul. Ele citou o esforço de algumas empresas americanas com sede em solo gaúcho em ações para ajudar no enfrentamento do coronavírus no RS e lembrou o trabalho da General Motors de Gravataí para consertar respiradores, uma iniciativa do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-RS). Propôs também a realização de uma missão empresarial gaúcha ao seu país assim que for possível.

Videoconferência Cônsul EUA em Porto Alegre

No ano passado, a corrente de comércio entre o Rio Grande do Sul e os Estados Unidos teve um incremento de 7,5% na comparação com 2018. Os EUA foram o segundo principal destino das exportações gaúchas, com aproximadamente US$ 1,5 bilhão, um aumento de 11,6% em relação ao ano anterior, especialmente em veículos. Foi também o segundo país de origem das importações do Estado (US$ 1,2 bilhão), com uma elevação de 3,15% no mesmo período. Os gaúchos compraram dos EUA principalmente combustíveis minerais.

Os Estados Unidos são o segundo maior parceiro do Brasil e o principal destino das exportações industriais brasileiras, uma vez que produtos manufaturados e semimanufaturados compõem cerca de 75% da pauta exportadora brasileira àquele país.

Publicado quinta-feira, 27 de Agosto de 2020 - 15h15