Painel tem como tema de debate as novidades que fazem a indústria mais competitiva

Um debate com o tema Novidades para uma indústria mais competitiva marcou o terceiro dia do Impulsionando a Indústria Gaúcha - Descubra como competir nos novos tempos, nessa quinta-feira, por meio de transmissão pelo canal da FIERGS no You Tube. O painel teve a participação do gerente de políticas fiscais da CNI, Mário Sérgio Telles; do diretor regional do Serviço Nacional de Aprendizagem industrial (Senai-RS), Carlos Trein; e da advogada Alessandra Lucchese.
A Reforma Tributária foi destacada por Telles, que afirmou tratar-se de uma negociação complexa, pois envolve os governos federal e estaduais. Mas ele acredita que poderá avançar no Congresso Nacional, embora não tão ampla e do tamanho que a indústria deseja, incluindo tributos federais e estaduais.

Já Alessandra abordou o futuro das relações do trabalho, enfatizando que ele chegou antes do previsto abreviado pela pandemia, trazendo o trabalho remoto, tecnologias de inteligência artificial, inovação, comércio eletrônico, novos modelos de gestão, tudo em tempo recorde. As resistências a essas mudanças foram em boa parte quebradas e a advogada citou pesquisa realizada em 2018, que indicava que 87% dos empresários não acreditavam na eficiência e na rentabilidade do trabalho remoto em larga escala. Hoje, ao contrário, 55% confiam nessa possibilidade.

Carlos Trein analisou a perspectiva atual e futura para a formação técnica e o mercado de trabalho, bem como das tecnologias relacionadas com a Indústria 4.0, como realidade aumentada, robótica e internet das coisas, que trazem ganho de produtividade. Com tantas inovações, uma das barreiras é a falta de trabalhador qualificado para ocupar esses postos, daí a necessidade de ampliação da educação técnica e profissional.

A mediação do painel foi do coordenador do Conselho de Assuntos Tributários, Legais e Cíveis (Contec), Thômaz Nunnenkamp, e do coordenador do Conselho de Relações do Trabalho (Contrab) da FIERGS, Guilherme Scozziero. O encerramento do Impulsionando a Indústria Gaúcha ocorre em 27 de maio, com um Bate-papo com lideranças industriais, às 16h, com transmissão pelo canal TV FIERGS no YouTube.

Assista na integra:

Publicado sexta-feira, 21 de Maio de 2021 - 15h15