Você está aqui

O caroço de pêssego e seus lucrativos e inovadores produtos

Um projeto com foco em preservação do meio ambiente e economia circular que promove a utilização do caroço de pêssego em diferentes produtos e processos.

O PROJETO

A Bioquim Especialidades Químicas, Biológicas e Equipamentos LTDA é uma empresa situada em Pelotas - RS que presta serviços na área ambiental e de higienização. Sua atuação baseia-se em uma produção mais limpa, focada em gestão ambiental, e atende diferentes áreas de atuação, da indústria alimentícia à metalmecânica. 

Após sua aprovação no edital nacional do SENAI, a Bioquim, em parceria com o Instituto SENAI de Tecnologia em Couro e Meio Ambiente, desenvolveu o projeto “O resíduo caroço de pêssego e seus lucrativos e inovadores produtos” que, a partir dos resíduos de caroço de pêssego, viabilizou o desenvolvimento de produtos de elevado valor agregado.

O RESULTADO

Como resultado do projeto, foi possível desenvolver:

  • Equipamento protótipo de pirólise (decomposição pelo calor) do caroço de pêssego;

  • Carvão ativado do caroço do pêssego para utilização no tratamento de efluentes, tratamento de água e outras aplicações;

  • Extrato pirolenhoso condensado do processo de pirólise do caroço de pêssego para utilização na agricultura, validado pela Embrapa;

  • Extração do óleo da amêndoa do caroço de pêssego para a fabricação de cosméticos.

O MEIO AMBIENTE AGRADECE!

Quatro milhões de quilos de caroço de pêssego deixarão de ser descartados no meio ambiente, uma vez que somente 25% são utilizados para replantio, pois serão valorados através da obtenção de produtos de valor agregado.


Tem uma ideia inovadora? Conte com os modernos parques tecnológicos e com a expertise dos profissionais do SENAI para desenvolvê-la! Entre em contato conosco e traga seu projeto para os Institutos SENAI de Inovação.