Na terça-feira (5), iniciou a Mercopar – considerada a maior feira de inovação industrial da América Latina. O evento segue até a quinta-feira (7), em Caxias do Sul, com a participação de diversas indústrias, órgãos públicos e entidades – incluindo Sindicatos.

O Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico e Eletrônico do Estado do Rio Grande do Sul (Sinmetal) repete a tradição de cerca de duas décadas, com a presença na Mercopar por meio de um estande coletivo. Nesta edição, onze empresas associadas participam da feira – uma oportunidade de aproximação com clientes e a geração de novas perspectivas de negócios para seus associados. “Esse apoio do Sindicato é fundamental. Alguns expositores são de pequeno porte, com bons produtos, muita tecnologia, mas sem condições de participar de uma feira, por conta do alto custo, especialmente quando é fora da cidade onde a empresa está instalada”, ressalta Luiz Henrique Campos, diretor da Weco, indústria que participa há quase 20 anos da Mercopar no estande coletivo do Sinmetal. “Por isso, o estande coletivo é uma ótima oportunidade para todos”, declara Campos.

Estandes do Sinmetal na Feira Mercopar de Caxias do Sul
Estande do Sinmetal na Mercopar
Estandes do Sinmetal na Feira Mercopar de Caxias do Sul

Outro que está presente é o Sindicato das Indústrias de Material Plástico do Nordeste Gaúcho (Simplás), por meio de um estande conjunto com a Câmara de Indústria e Comércio de Caxias do Sul (CIC Caxias) e o Sinduscon Caxias. “Estamos fornecendo todo o suporte para os nossos associados de forma a incentivar o fomento de negócios para micro, pequenas e médias empresas. A Mercopar pode ser vista como uma retomada dos negócios, das feiras e da economia. Acreditamos que essa Mercopar seja um marco para um reinício”, projeta a diretora executiva do Simplás, Daniela Camargo.

estande coletivo

As indústrias D'Zainer e Sulbrás, associadas ao Simplás, estão na Mercopar com estandes próprios. Além disso, três associadas participam do estande coletivo apoiado pelo edital do governo do Rio Grande do Sul: Brindes Caxias, Elri Polímeros e Prototec Protótipos. Junto com o Arranjo Produtivo Local (APL) Metalmecânico e Automotivo da Serra Gaúcha e outras entidades, o Sindicato também promoveu o evento realizado na terça-feira durante a feira, o 1º Fórum da Cadeia Automotiva.

O Sinduscon Caxias está presente com sua marca no mesmo estande conjunto da CIC Caxias do Sul e do Simplás. “Nossa cidade é muito pujante, segundo polo metalmecânico do Brasil, onde a indústria tem se mostrado em franco desenvolvimento. Precisamos colocar as nossas empresas associadas para que trabalhem em paralelo a esse desenvolvimento. Temos empresas habilitadas, capacitadas, com pessoal treinado, pronto para desenvolver qualquer projeto e execução de ampliação dessas indústrias”, detalha o presidente do Sindicato, Rodrigo Postiglione. “A ideia também é mostrar ao mercado que o Sinduscon continua forte, atuando em Caxias do Sul, muito também na parte de fiscalização de obras de engenharia, com profissionais habilitados, oferecendo segurança de obra”, completa.

A Mercopar segue com suas oportunidades de negócios até essa quinta-feira (7).

Confira também:

Simecs participa da programação da Mercopar 2021