A nova diretoria do Sindicato da Indústria da Construção de Estradas, Pavimentação e Obras de Terraplenagem em Geral (Sicepot-RS) tomou posse em cerimônia realizada no Hotel Plaza São Rafael, em Porto Alegre, e transmitida pelo canal do YouTube do Sindicato, na noite desta quinta-feira (7).

O engenheiro Rafael Sacchi assume o comando do Sindicato para o período de 2021-2023. Ele sucede o engenheiro Ricardo Lins Portella Nunes, que ocupará a presidência da Associação Riograndense de Empreiteiros de Obras Públicas (Areop), cuja posse ocorreu na mesma cerimônia. Nunes relembrou alguns acontecimentos importantes no cenário econômico, vivenciados no período de seus últimos mandatos à frente do Sindicato, como a Reforma Trabalhista, da Previdência, Lei de Liberdade Econômica e o Marco Legal do Saneamento Básico. O ex-presidente, que já esteve no comandou do Sicepot-RS por 12 anos, se colocou à disposição para contribuir com a nova gestão.

Rafael Sacchi em um palco, falando com um microfone
Presidente da Areop Ricardo Portella discursa no salão do Hotel Plaza São Rafael em Porto Alegre

Em discurso, Rafael Sacchi destacou que “temos um novo projeto, que visa objetivos comuns, aqueles que trouxeram o Sicepot-RS a essa representatividade do setor de infraestrutura do Estado. Meu objetivo é trazer um novo oxigênio, como dizem meus antecessores. A política vem se renovando, temos pessoas com muita experiência e jovens, e aqui não é diferente. É importante misturar um novo gás e a experiência, contribuindo para a tomada de decisão”. Ele também lembrou que “o setor é muito importante, pois todo o crescimento do Estado passa pela infraestrutura necessariamente, é a base da pirâmide de crescimento e sustentabilidade”.

Participaram da cerimônia o prefeito em exercício de Porto Alegre, Ricardo Gomes, o secretário de Estado de Logística e Transportes, Juvir Costella, representando o governador do RS, Eduardo Leite, e o secretário de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano, Luiz Carlos Busato – além de deputados estaduais, federais, secretários municipais e vereadores.

Crédito das fotos: Diego Ramos do Nascimento

Tela branca grande à esquerda, escrito Posse Sicepot. À direita, quatro homens em pé posam para fotografia

Confira algumas declarações do novo presidente do Sicepot-RS, Rafael Sacchi, em entrevista concedida ao Blog da Unisind:

“Vou trabalhar para o setor, esse é meu maior desafio. Reestruturei minha empresa para que eu possa me ausentar mais e trabalhar pelo setor. Precisamos de um propulsor com energia para unir o setor, canalizar esforços para termos os melhores investimentos dentro do nosso Estado. Queremos trazer de volta associados e batalhar por um espectro muito maior de investimentos no setor, para que haja espaço para que todos participem do desenvolvimento da infraestrutura do RS”.

“Queremos buscar uma nova aglutinação do setor, para que as empresas de todos os portes estejam preparadas. Também para que o Sindicato possa contribuir com as pequenas empresas, seja com pareceres técnicos, informações, consultorias jurídicas, tributárias, contábeis. As empresas se ajudam, melhoram a qualidade dos serviços de infraestrutura, e o Estado ganha. A sociedade enxerga e percebe que a boa engenharia está sendo praticada”.

“O Sicepot-RS tem uma importância muito grande, desde 1979, atua de forma ativa na constante busca por melhora nas condições de infraestrutura do Estado. O governo atualmente tem um bom volume de recursos destinados a isso, para a criação de acessos municipais, ligações regionais, visando sempre uma melhora na mobilidade urbana, especialmente, intermunicipal e para o modal rodoviário, no âmbito do escoamento de safra, que é o grande carro-chefe do Brasil e representa mais de 50% do nosso PIB em função do agronegócio. Então, o Sicepot-RS é um Sindicato de muita importância”.

sexta-feira, 8 de Outubro de 2021 - 11h11