Apostar no crescimento e no fortalecimento da indústria para o Brasil voltar a ter uma economia próspera é o caminho que o presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Robson Braga de Andrade, apontou para multiplicar emprego e renda. “A indústria sempre foi o setor que mais contribuiu para que o país saísse de crises econômicas. O Brasil precisa de uma indústria forte e dinâmica para fazer a transição entre a retomada da atividade pós-pandemia e um novo e duradouro ciclo de crescimento”, afirmou Andrade, na segunda-feira (15), durante o Invest in Brazil Fórum, evento em Dubai organizado pela Apex-Brasil. A CNI -  com apoio das federações estaduais, entre elas a FIERGS, Ministério das Relações Exteriores, Apex-Brasil, Dubai Chamber e Câmara de Comércio Árabe Brasileira – lidera uma missão prospectiva para os Emirados Árabes Unidos e que tem como pano de fundo a Expo Dubai 2020. A exposição abriu as portas em 1º de outubro, dura seis meses e reúne exibições de 192 países. O presidente da FIERGS e vice-presidente da CNI, Gilberto Porcello Petry, integra a comitiva, que conta com um grupo de empresários gaúchos.

O presidente da República, Jair Bolsonaro, também esteve no Invest in Brazil Fórum e declarou que o Brasil está de portas abertas para os negócios com o mundo árabe e que tem um potencial industrial e agrícola muito grande. Bolsonaro afirmou também que os países árabes são um dos parceiros preferidos pelo Brasil. O presidente anunciou a abertura de um escritório de turismo do Brasil em Dubai, destacou as qualidades do povo brasileiro, dizendo que é acolhedor e ressaltou as oportunidades para a realização de negócios principalmente na área de infraestrutura.

A abertura do Invest in Brazil Fórum contou com a participação dos ministros Paulo Guedes (Economia), Tarcisio de Freitas (Infraestrutura, na foto ao lado do presidente Gilberto Porcello Petry), Tereza Cristina (Agricultura), Bento Albuquerque (Minas e Energia), Augusto Heleno (Gabinete de Segurança Institucional), Carlos França (Relações Exteriores), Braga Netto (Defesa) e Gilson Machado (Turismo).

DELEGAÇÃO GAÚCHA
O presidente da FIERGS, Gilberto Porcello Petry, participa da ExpoDubai liderando uma delegação de empresários gaúchos, em uma agenda que inclui também rodadas de prospecção de negócios, networking empresarial, visitas técnicas e de busca de oportunidades de investimentos em Dubai.  “O Brasil pode ser um excelente parceiro, ampliando negócios com os Emirados Árabes Unidos, e a indústria gaúcha se insere nesse contexto por ser inovadora, diversificada e internacionalizada”, reforça o presidente da FIERGS.

A feira internacional reúne empresas privadas, ONGs e instituições governamentais dispostas a discutir temas como negócios, tecnologia, urbanismo, sustentabilidade, ciência, cultura, gastronomia e economia. A Expo Dubai 2020 – a edição foi adiada por conta da pandemia da Covid-19 – abriga mais de 200 pavilhões sob os pilares Mobilidade, Sustentabilidade e Oportunidade.

Publicado Terça-feira, 16 de Novembro de 2021 - 12h12