Você está aqui

Temas de relevância para o setor da construção civil foram debatidos durante o 2o Encontro Estadual da Construção Civil, realizado n a Praia do Cassino – em Rio Grande, conjuntamente com a reunião do Comitê da Construção Civil (Cotecon), da FIERGS. O evento teve a promoção do Sinduscon Rio Grande, apoio do Senai-RS e ocorreu na última sexta-feira (10).

O presidente do Sindicato, Airton Viñas, lembrou que “quando o governo do Estado implantou a bandeira preta, a construção civil parou por 15 dias, ficamos preocupados com a saúde financeira das empresas. Nosso Sinduscon implantou um projeto pioneiro. Criamos uma estrutura de técnicos voltados para a prevenção da pandemia e visitamos os canteiros de obras. Graças a isso, nenhum dos canteiros fechou e não tivemos mortes no setor”. O projeto foi concluído em dezembro de 2020.

Também ocorreu a palestra “O Cenário Econômico e Perspectivas para 2022”, na qual o economista-chefe da FIERGS, André Nunes de Nunes, ressaltou que a economia mundial esteve em queda, especialmente por causa da Covid. “O pior já passou e agora vamos entrar num processo de crescimento mais próximo da normalidade”. Lembrou que a Europa registrou a maior inflação acumulada desde o início do Euro e os Estados Unidos a maior dos últimos tempos, com índice de 6,2%. “O mundo todo está registrando inflação alta neste momento”, salientou Nunes, que já vê sinais de melhora.

Já o gerente do Senai-RS, Rafael Garcez, abordou a Aprendizagem Industrial do Senai, que proporciona atividades gratuitas de formação cidadã, comportamental e técnicas para inserção de profissionais no mercado de trabalho. “Temos condições de realizar cursos na área da construção civil em todo o Estado. O empresário precisa olhar essa oportunidade como investimento. Procurem o Senai da sua região para realizar esse serviço, oferecido de forma gratuita, que é um investimento na formação de profissionais do futuro”. 

O trabalho desenvolvido pela Unidade de Desenvolvimento Sindical da FIERGS em prol dos Sindicatos Industriais também foi tema do evento. Representando a Unisind, o analista técnico Boris Paulo dos Santos Júnior, falou sobre a missão da Unidade, de fortalecer as entidades sindicais, por meio de apoio jurídico, elaboração de estudos e pareceres jurídicos, monitoramento e repasse de informações sobre novas legislações, normativas e alterações legais, entre outros. Uma das iniciativas de 2021 foi o Sindisoft, um software de gestão sindical, incluindo treinamento dos representantes de sindicatos.

Já o engenheiro Sérgio Ussan, especialista em Engenharia e Segurança do Trabalho e conselheiro do Cotecon, abordou a “Atualização do Novo Foco em Segurança e Saúde no Trabalho”. Conforme ele, “há três anos, o Governo Federal atendeu solicitação da área empresarial, fiscalização do Ministério do Trabalho e dos trabalhadores com relação às normas regulamentadoras (NRs), que deixavam a desejar. Foi formada uma comissão tripartite, que iniciou bem, veio a pandemia e atrasou os trabalhos”. Ele lembra que, a partir de 3 de janeiro, essas NRs estarão em vigor. “O texto delas determina a responsabilidade dos empregados e empregadores em termos de segurança, saúde e meio ambiente do trabalho”, ressalta.

O executivo do Cotecon, da FIERGS, Fábio Muller Vieira, apresentou o calendário das reuniões do Comitê, para 2022.

Horário: 15h.

27 de janeiro

24 de fevereiro

31 de março

28 de abril

26 de maio

30 de junho

28 de julho

25 de agosto

29 de setembro

27 de outubro

24 de novembro

quarta-feira, 15 de Dezembro de 2021 - 17h17

Deixe um Comentário

CAPTCHA
This question is for testing whether or not you are a human visitor and to prevent automated spam submissions.
12 + 2 =
Resolva este problema matemático simples e digite o resultado. Por exemplo para 1+3, digite 4.