Banco de Livros e Trensurb compartilham obras nos trens

Na tarde de sexta-feira (25), em uma parceria entre o Banco de Livros e a Trensurb inicia mais uma ação do projeto Livros Livres, do Espaço Multicultural Livros sobre Trilhos (EMLsT) – a biblioteca do metrô. A partir das 14h, mais de 300 exemplares serão deixados nos assentos de trens saindo das estações terminais Novo Hamburgo e Mercado,em Porto Alegre, numa atividade que comemora o aniversário de três anos da unidade da biblioteca na Estação Novo Hamburgo.

A unidade hamburguense do Espaço Multicultural foi inaugurada em 26 de março de 2019, buscando ampliar o alcance das ações culturais e de democratização da leitura da Trensurb. A unidade original, por sua vez, foi aberta em 15 de dezembro de 2008, na plataforma da Estação Mercado.

Devido à pandemia, as unidades da biblioteca da Trensurb permaneceram fechadas entre março e outubro de 2020 e entre fevereiro e maio de 2021.Desde a última reabertura do Espaço Multicultural, em 31 de maio de 2021, até o fim do mês passado, a biblioteca da Trensurb realizou 1.023 empréstimos – média de 113,7 por mês –, sendo 386 na unidade em Novo Hamburgo – média de 42,9 por mês.

LIVROS LIVRES
O projeto Livros Livres foi lançado originalmente pela empresa em 2015 e, posteriormente, retomado em 2018, com a parceria do Banco de Livros, integrante da Fundação Gaúcha dos Bancos Sociais, instituída pela Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS). Anteriormente, os livros eram disponibilizados para compartilhamento em caixas customizadas em algumas estações, onde os usuários também poderiam deixar seus livros para serem passados adiante. Foi em julho de 2019 que entrou em nova fase, no formato atual, que conta com distribuição dos exemplares no interior dos trens. Em função da pandemia, havia sido interrompido em março de 2020. Após uma edição especial em janeiro de 2021, foi retomado em outubro do ano passado. A proposta do projeto é incentivar a leitura e divulgar os serviços do Espaço Multicultural.

Publicado sexta-feira, 25 de Março de 2022 - 13h13