Representantes de Sindicatos filiados à Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS) de diferentes regiões do Estado conheceram, nesta terça-feira (5), o regulamento completo do Programa de Apoio a Projetos Sindicais, parceria entre a entidade e o Sebrae RS. O detalhamento da iniciativa, que destinará cerca de R$ 1,2 milhão para o desenvolvimento de projetos, ocorreu durante a 1a Reunião Sindical de 2022, evento presencial na sede da Federação.

O convênio busca estimular que os Sindicatos empresariais associados à Federação desenvolvam propostas que contribuam para a melhoria de processos, aumento da competitividade e acesso a mercados, beneficiando as indústrias representadas. Outro papel é fortalecer a atuação dos Sindicatos junto à sua base de associados, sendo reconhecido como um promotor de um ambiente de negócios mais favorável à competitividade das indústrias de seus segmentos.

O vice-presidente da FIERGS e coordenador da Unidade de Desenvolvimento Sindical (Unisind), Gilberto Ribeiro, abriu o encontro.“A atuação sindical revela-se desafiadora nos tempos atuais, seja pela escassez de recursos, ou pela complexidade da defesa de interesses das categorias econômicas representadas. Inovar, buscar a maximização do associativismo nunca foi tão necessário quanto hoje. Nessa linha, a FIERGS, por meio da Unisind, conjuntamente com o Sebrae RS, tem o orgulho de apresentar mais uma iniciativa com foco em inovação e desenvolvimento dos Sindicatos filiados e das indústrias do RS”, afirmou Ribeiro.

Sobre os projetos

A gerente da Unisind, Patrícia Manica, e o coordenador de Indústria do Sebrae RS, Fabiano Dallacorte, detalharam o programa aos participantes, que puderam tirar suas dúvidas ao longo da apresentação. “Foi um desafio construir algo que faça sentido e gere valor para os sindicatos. Esperamos que o montante previsto inicialmente seja pouco para o tanto de projetos que tenhamos inscritos”, destaca Patrícia.

Cada Sindicato poderá inscrever apenas um projeto (que pode ser individual ou em grupo de até três entidades), que beneficie, pelo menos, 10 micro e/ou pequenas empresas – de acordo com os critérios da Lei Geral de Micro e Pequenas Empresas. “Esse programa é uma forma de aproximarmos as micro e pequenas empresas, a FIERGS e o Sebrae, para que possamos trabalhar uníssonos em ações complementares, que possam elevar a maturidade de gestão das micro e pequenas empresas, um potencial de produtividade e de mercado dessas empresas”, ressalta Dallacorte.

Serão aprovadas 15 iniciativas no total, sendo 12 de R$ 70 mil (sem contrapartida do Sindicato) e três de R$ 150 mil – com contrapartida do Sindicato de 20% (R$ 30 mil).

Há cinco eixos nos quais os projetos podem ser enquadrados:

• capacitações
  • consultorias
  • feiras e missões técnicas nacionais
  • desenvolvimento ou aquisição de software
  • melhoria de equipamentos (este com recursos limitados).

As propostas de projetos deverão ser inscritas por Sindicatos industriais que sejam filiados à FIERGS, não possuam pendências financeira ou regimental junto à Federação e disponham de um profissional para coordenar o projeto e fazer a interface com a instituição. “Uma informação importante é de que os Sindicatos interessados poderão contar com o trabalho de um dos três profissionais contratados pela Unisind para contribuir com a elaboração do projeto. É preciso sinalizar o quanto antes essa necessidade”, reforça Patrícia.

As inscrições, acompanhadas dos documentos, devem ser enviadas até as 23h59min do dia 31 de maio de 2022, por meio do e-mail: projetosunisind@fiergs.org.br .

A partir do dia 1o de junho, se inicia o período de avaliação dos projetos. Os critérios levados em consideração na análise incluem: desenvolvimento de micro e pequenas empresas, caráter inovador, fomento ao associativismo e geração de recursos financeiros.

quarta-feira, 6 de Abril de 2022 - 14h14