Embaixador da Itália quer fortalecer as relações comerciais com Rio Grande do Sul

Com o objetivo de criar movimentos de aproximação comercial, social e cultural, o embaixador da Itália no Brasil, Francesco Azzarello, acompanhado do cônsul-Geral da Itália no Rio Grande do Sul, Roberto Bortot, visitou a Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS) nesta quinta-feira, onde foi recebido pelo presidente da entidade, Gilberto Porcello Petry, que destacou a intenção de desenvolver ações em parceria a fim de fomentar a relação entre as indústrias dos dois países. Na esfera econômica-comercial, Brasil e Itália buscam estimular os investimentos, a cooperação industrial e o comércio bilateral. As duas partes mantém também importante cooperação nos setores científico e tecnológico.

No ano passado, a Itália foi 15º destino das exportações brasileiras, comprando entre outros produtos celulose, café, minérios e sementes oleoginosas, atingindo US$ 3,8 bilhões. É o sétimo maior importador do Brasil que comprou US$ 5,4 bilhões, entre máquinas, veículos e produtos farmacêuticos e outros. Do Rio Grande do Sul o país europeu comprou, em 2021, principalmente celulose, resíduos das indústrias alimentares, peles e couros e plásticos, atingindo US$ 296 milhões - e vendeu reatores, plásticos, ferro e veículos, entre outros, atingindo US$ 313 milhões.

Participaram também do encontro o presidente da empresa Leonardo do Brasil, Francesco Moliterni, o coordenador do Conselho de Comércio Exterior, Aderbal Lima, e o presidente do Sindicato das Indústrias do Vestuário do Estado do Rio Grande do Sul (Sivergs), Silvio Colombo, e a secretária do Cônsul, Loy Demari.

Publicado quinta-feira, 7 de Abril de 2022 - 17h17