Como forma de contribuirmos para que as empresas possam adequar o cumprimento do seu Programa de Proteção Respiratória – PPR, garantindo conforto e segurança aos trabalhadores, usuários de equipamentos de proteção respiratória, o SESI/RS oferece o serviço de Ensaio de Vedação Qualitativo, como um serviço complementar o PPR, visando uma solução completa nesta linha de atuação.

Este serviço é realizado por profissional Técnico de Segurança do Trabalho, capacitado, e em conformidade com o Programa de Proteção Respiratória – PPR, da FUNDACENTRO, o qual tem como base legal a Portaria 672 de 08 de novembro de 2021, que dispõe que “todo usuário de respirador com vedação facial deve ser submetido, inicialmente, a um ensaio de vedação, para determinar se o respirador já aprovado na verificação de vedação apresenta uma selagem aceitável em seu rosto”.

Os ensaios de vedação qualitativos, são realizados, no ambiente da empresa, em uma sala fora da área de risco, onde se determina, qualitativamente, a capacidade do usuário de equipamento de proteção respiratória em obter uma selagem adequada de um determinado modelo e tamanho de respirador, obedecendo-se a um procedimento padronizado.
Eles são realizados individualmente por trabalhador e por equipamento de proteção respiratória (EPR) que este utiliza ou utilizará normalmente, com o auxílio de um KIT FIT TEST e a aplicação de: aerossol de solução de sacarina (névoa de sacarina), ou aerossol de solução de “Bitrex” (benzoato de denatonium).

Como principais benefícios para as empresas, este serviço permitirá:
· proteção frente às fiscalizações trabalhistas, quanto ao cumprimento deste item legal, de acordo com o Programa de Proteção Respiratória – PPR;
· garantir conforto e segurança ao seu trabalhador, usuário de equipamento de proteção respiratória, por meio da utilização de respiradores devidamente aprovados no ensaio.

Para mais informações envie sua mensagem!

SESI - Contato

Se você quiser saber como tratamos os seus dados pessoais, conheça nossa política de privacidade clicando aqui.

CAPTCHA
This question is for testing whether or not you are a human visitor and to prevent automated spam submissions.