Cidade com o segundo polo metalmecânico mais importante do Brasil, Caxias do Sul será sede do 14º Encontro Nacional de Ferramentarias – Enafer 2022. O maior evento nacional do setor – realizado de forma itinerante entre os Estados de São Paulo, Rio Grande do Sul e Santa Catarina – ocorrerá nos dias 2 e 3 de junho, na sede da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC Caxias). A realização é da Associação Brasileira da Indústria de Ferramentais (Abinfer), e dois Sindicatos Industriais da região serão apoiadores institucionais: Simplás e Simecs. A estimativa é de que 350 profissionais participem.

Entre os temas abordados estarão: o desenvolvimento e o desempenho do setor ferramenteiro nacional e internacional, a situação atual do programa Rota 2030, a inovação em direção à Indústria 4.0, a importância da melhoria na gestão de empresas. Outro objetivo do encontro é divulgar a indústria de ferramentais fortalecendo a rede de relacionamentos. “Por meio de ações realizadas pela Abinfer, o Brasil vem sendo reconhecido e inserido no circuito mundial de fabricantes de ferramentarias. Algumas dessas ações, como o Enafer 2022, contemplam capacitação técnico-administrativa, além de um amplo fórum com apresentações e debates sobre a realidade atual e cenários futuros do setor, propondo e articulando ações em prol da perpetuação das ferramentarias e seus parceiros”, destaca o presidente da Abinfer, Christian Dihlmann.

O evento terá 16 workshops técnicos, com temas sobre serviços, novas tecnologias, planejamento e informações estratégicas para empresários e equipes. Os encontros ocorrem no complexo da CIC Caxias, na quinta-feira (2/6), a partir das 8h. “Será um evento bastante completo, como todos são, mas atualizado aos momentos de hoje, pós-crise e pandemia. Agora é hora de voltar a investir, porque a ferramentaria não tem descanso, precisa sempre se atualizar, é constantemente desafiada. Por exemplo, cada vez mais, um automóvel precisa de menos tempo de desenvolvimento, para que o seu lançamento seja o mais rápido possível, mas com vantagens, porque o consumidor final, sempre espera algo novo, um produto novo e a ferramentaria participa desse processo”, afirma o vice-presidente do Simplás, Orlando Marin.

Para realizar inscrição gratuita e ter acesso à programação completa, clique aqui. "Receber em nossa cidade o maior evento nacional na área de ferramentaria é muito gratificante. O 14º Enafer vai proporcionar o diálogo e a discussão sobre os cenários futuros do setor. Este, que tem um valor agregado muito forte para nossa região, tanto pelo faturamento como pela empregabilidade de mão-de-obra qualificada", destaca o presidente do Simecs, Paulo Antônio Spanholi. Nesse dia, o espaço abrigará também cerca de sete marcas que vão expor seus produtos e serviços.

O 14º Enafer também tem o apoio institucional da Associação Mundial de Ferramentaria e Usinagem (ISTMA), Sebrae, Ministério da Economia, Câmara Setorial de Ferramentaria e Modelação da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (CSFM/Abimaq), Sindicato das Indústrias do Plástico no Estado de Santa Catarina (Simpesc), Sindicato dos Metalúrgicos do ABC (Smabc), Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa em Belo Horizonte (Fundep) e do Instituto de Pesquisas Tecnológicas de São Paulo (IPT).

quarta-feira, 1 de Junho de 2022 - 12h12