Célula conceito da Indústria 4.0 faz demonstração de inspeção de última geração na Mercopar 2022

Espaço criado para demonstrar na prática a aplicabilidade de algumas das mais modernas e inovadoras tecnologias e ferramentas do setor, a Célula Conceito da Indústria 4.0 da Mercopar deste ano dá atenção especial a um dos processos fabris mais importantes de uma linha de montagem - a inspeção de qualidade. Desenvolvida para a Master Sistemas Automotivos, controlada das Empresas Randon, a estrutura de 2 metros quadrados que simula uma estação de trabalho faz demonstrações que têm como base a utilização de sistemas integrados de Internet das Coisas (do inglês, Internet of Things), realidade aumentada, sistema de visão e robótica colaborativa.

A iniciativa da Rede RS Indústria 4.0 em parceria com o Senai-RS e Sebrae RS  ilustra a sinergia e a integração entre diferentes atores da cadeia produtiva gaúcha. Com o Senai-RS a frente deste processo de integração, a ação conta ainda com a parceria da Master. “O Senai-RS mostra neste projeto que tem condições de auxiliar as indústrias com a absorção das tecnologias habilitadoras da indústria 4.0, contribuindo com o aumento da produtividade em seus processos produtivos”, destaca o diretor-regional do Senai-RS, Carlos Trein.

O robô colaborativo, ou seja, que trabalha lado a lado com os colaboradores, de forma segura, foi desenvolvido pela equipe de Engenharia de Manufatura da Master para atuar no processo de revisão e de liberação das peças. O desenvolvimento da estrutura, específica para a inspeção de freios produzidos pela empresa, levou cerca de seis meses. “A célula robotizada atende a uma necessidade real da indústria, valendo-se da automação para elevar a produtividade e intensificar a qualidade do produto entregue aos nossos clientes”, contextualiza Bernardo Bregoli Soares, diretor da Master.

Crédito foto: Dudu Leal

Para o diretor técnico do Sebrae RS, Ayrton Ramos, a célula é um projeto que, durante a feira, funciona como uma vitrine do potencial do Estado no setor industrial. “O Rio Grande do Sul hoje é um polo de soluções de tecnologias habilitadoras da manufatura avançada.  Estamos alinhados com o que há de mais moderno no mundo”, avalia.

Para o coordenador da Rede RS Indústria 4.0, Silvio Bitencourt da Silva, a célula demonstradora será uma oportunidade de conhecer, na prática e em tempo real, os principais conceitos e tecnologias da quarta revolução industrial aplicadas à Indústria 4.0. “A célula conceito potencializará aos visitantes obterem novas ideias e se conectarem a fornecedores de tecnologias e serviços gerando diversas oportunidades de negócios”, avalia.

Célula Robotizada na Mercopar: como funciona?
O processo de inspeção garante maior segurança, ganho em qualidade final de produção e rastreabilidade do produto manufaturado. Por meio da robótica colaborativa, tecnologia que permite que humanos trabalhem em conjunto com robôs em um processo mais dinâmico e com capacidade de aprendizagem por parte da máquina, a célula fará a inspeção final de um freio automotivo de 56kg. Entre outros sistemas, um scanner a laser que monitora uma área de 270 graus é acionado de forma a diminuir ou suspender momentaneamente a atividade ao detectar a aproximação de pessoas, evitando eventuais acidentes e atendendo aos requisitos da norma NR12. Todo o projeto está baseado no documento da Confederação Nacional da Indústria (CNI), que classifica quais são as tecnologias habilitadoras da Indústria 4.0.

Publicado quarta-feira, 19 de Outubro de 2022 - 12h12