General apresenta em reunião do Comdefesa os potenciais de interação do Exército com a indústria gaúcha

Iniciativas do Exército Brasileiro, com efeito na área do Comando Militar do Sul (CMS), e potenciais de interação com a indústria gaúcha foi o tema da apresentação realizada pelo general Hertz Pires do Nascimento, comandante do CMS, na FIERGS. Ele participou da 12° Reunião do Comitê da Indústria de Defesa e Segurança (Comdefesa) da entidade, que contou com a presença do presidente da FIERGS, Gilberto Porcello Petry, e foi conduzida pelo coordenador do Comdefesa, Gilberto Ribeiro.

O general relatou que existem mais de 1,1 mil empresas de Defesa no Brasil, que geram 1,3 milhão de empregos diretos e indiretos e são responsáveis por US$ 4.5 bilhões em negócios em desenvolvimento e mais US$ 5 bilhões de potencial. Nascimento destacou que poucos países são capazes de desenhar, construir e equipar, de maneira autônoma, os materiais de defesa mais modernos do mundo, e a maioria das Forças Armadas estão respaldadas com equipamentos militares importados, caracterizando uma situação de dependência externa. Por isso, explicou, o Brasil busca desenvolver uma política de valorização de sua Base Industrial de Defesa, como objetivo de alcançar a independência exterior. O atual orçamento de defesa do Brasil é de US$ 18,7 bilhões, bem abaixo de potências como os Estados Unidos, de US$ 767,7 bilhões.

Durante a reunião, que ocorreu na terça-feira, o vice-coordenador do Comdefesa, José Luiz Bozzetto, mostrou os resultados da participação Comitê na feira LAAD Defense and Security, realizada no Rio de janeiro, entre 11 e 14 de abril. O Comdefesa foi expositor no evento com estande em espaço compartilhado da Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança (Abimde). A feira contou com 364 marcas expositoras de 44 países e o estande do Comdefesa foi procurado por representantes governamentais, de empresas e instituições nacionais e internacionais. Também recebeu comitivas militares das três Forças Armadas brasileiras, além de países como Estados Unidos, França, Índia e Colômbia, entre outros.

O general de brigada Marcelo Carvalho Ribeiro, comandante da 6ª Brigada de Infantaria Blindada, também fez uma apresentação sobre Oportunidades na Área de Defesa. O CEO da Azanonatec, Paulo Eduardo Pedra Pierobom, mostrou como a empresa atua na criação de soluções para terminais pontos de venda POS desenvolvendo acessórios e software, projeta armários inteligentes para diversas aplicações e manufatura cabos injetados que atendem vários nichos de mercado.

Publicado segunda-feira, 22 de Maio de 2023 - 18h18