O Sindicato das Indústrias da Construção Civil do Rio Grande (Sinduscon Rio Grande) está entre as entidades contempladas pelo Programa de Apoio a Projetos Sindicais, uma iniciativa da FIERGS, por meio da Unidade de Desenvolvimento Sindical (Unisind), e do Sebrae-RS. O projeto idealizado pelo Sindicato é a Capacitação em Gestão da Inovação de Águas Pluviais Urbanas, que conta com responsabilidade técnica da Universidade de Santa Maria (UFSM).

O objetivo do projeto é capacitar as empresas e técnicos das Prefeituras para planejar, implementar e/ou fiscalizar ações de drenagem urbana conforme as diretrizes da Lei Nº 14.026/2020. A partir do Novo Marco do Saneamento Básico, a construção civil deve desenvolver projetos sustentáveis, por isso, a ideia de trazer essa capacitação junto com a Agência de Inovação e Transferência de Tecnologia (AGITEC) da UFSM. O curso inclui etapas on-line e um momento presencial, que ocorre no dia 23 de junho, com 8 horas de duração, na sede da Universidade. Nesta etapa, os alunos vão conhecer as estruturas sustentáveis e o protótipo de micro drenagem implementado para estudo.

Representantes de 14 MPEs participam da capacitação. Um dos temas tratados na capacitação é o impacto das cheias urbanas, que tem sido um dos principais problemas do Brasil e da América Latina nas últimas décadas.

"A importância da iniciativa de FIERGS e Sebrae com o projeto para desenvolvimento dos sindicatos patronais foi de extrema importância para atrair micro e pequenas empresas do nosso setor, pois essas empresas têm pouquíssimas chances de atuar no mercado. Nós procuramos algo para desenvolver as empresas associadas e não associadas, as quais, com esse conhecimento, poderão se integrar às grandes obras que vão acontecer com o Novo Marco Regulatório do Saneamento Básico. Nosso trabalho foi oportunizar as empresas para terem acesso a informações e poderem desenvolver seus projetos sustentáveis com base nas diretrizes da Lei 14.026/2020", justifica o presidente do Sinduscon Rio Grande, Airton Zoch Viñas.

A capacitação apresenta a visão de gestão integrada das águas pluviais urbanas e uma nova concepção de gerenciamento com base no Novo Marco Legal do Saneamento Básico e na Agenda 2030 da ONU, que prevê a obrigatoriedade de 99% da população ter água potável tratada até 2033.

quarta-feira, 7 de Junho de 2023 - 16h16