O 19º Encontro de Negócios Metalmecânico reuniu cerca de 150 empresas, divididas entre vendedoras e 20 compradoras, no Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico e Eletrônico de São Leopoldo (Sindimetal RS). A iniciativa é da entidade em parceria com o Sebrae RS.

As empresas compradoras que prestigiaram o evento foram: Arauterm, Coester, Comexi, Copé, Darcy Pacheco, Divimec, Dongwon, Gedore, Higra, Hospital Mãe de Deus, Hospital da PUC, Infasul, Itecê, Liess, Maxiforja, Projelmec, Stihl, TDK, Technomaster e Wolkan.

O Encontro de Negócios, que ocorre anualmente, tem como objetivo promover reuniões focadas na cadeia metalmecânica, entre pequenas e grandes empresas, vendedoras e compradoras, para contatos e efetivação de negócios. O formato desta edição foi de Projeto Comprador, que consiste em reuniões agendadas pelos compradores – empresas de médio e grande porte, com base nas suas principais demandas. As agendas têm duração de 15 minutos.

Segundo o presidente do Sindimetal RS, Sergio Galera, “este encontro representa a soma de esforços e de muita interação entre as empresas, que estão atentas às necessidades do mercado e desejam seguir investindo em novas oportunidades de negócios”. Numa única tarde, diversas empresas direcionam seus esforços, fortalecendo uma troca importante entre empresas vendedoras e compradoras”, avalia Galera. “A expectativa é alta e o desejo é de que as empresas possam realizar importantes contatos e efetivos negócios”.

A abertura oficial contou com a presença de empresários, compradores e representantes das empresas vendedoras participantes, que num clima de expectativa conferiram mais uma edição.

Na opinião do diretor Executivo do Sindimetal-RS, Valmir Pizzutti, “estamos vivendo um momento importante na entidade, com a realização do 19º Encontro de Negócios, que conta com a participação, bem expressiva, de empresas compradores e vendedoras. Temos a expectativa, assim como em anos anteriores, da realização de bons negócios, a partir dessa parceria Sindimetal e Sebrae. Desejamos que as empresas vendedoras aproveitem essa oportunidade, de terem a sua frente 20 grandes empresas compradoras, e que possam apresentar os seus produtos e assim gerar negócios, renda, receita, empregos, impostos para os executivos municipais”.

Para o gerente do Sebrae RS, nos Vales do Sinos, Caí e Paranhana, Marco Aurélio Copetti, a entidade está sempre atenta aos desafios da cadeia produtiva. “Experiências bem-sucedidas como essa, auxiliam para que tenhamos o alinhamento necessário para termos efetividade na prospecção de negócios, com competitividade, para que a cadeia possa reduzir gaps ou lacunas”.

Depoimentos de quem participa

Coester
Marilise Scherer Jardim, gerente da área de Suprimentos da Coester, destacou que a expectativa, na Rodada de Negócios, é olhar para o mercado, ver quem está inserido, as empresas que vêm surgindo e as que estão atuando há mais tempo. “Buscar novos produtos e parceiros, pois o mercado está em constante mudança, por isso, seguimos participando, para estar sempre visualizando esse movimento, acompanhando as novas oportunidades”.

Copé
A compradora Adriana Bauermann, da Copé, participou do Encontro de Negócios com a expectativa de conhecer novos fornecedores. "Desejamos ver o que conseguimos evoluir em termos de preço e qualidade, com o objetivo de ampliar novas parcerias". Há 30 anos na empresa, o coordenador Administrativo, Celso Thomaz, afirma que a expectativa, como empresa compradora, "é conhecer novos fornecedores e parceiros, para atender a nossa cadeia de produção".

Dongwon Brasil
A analista de Compras da Dongwon Brasil Priscila Rafaela da Silva participou pela primeira vez do Encontro de Negócios. Entender melhor como funciona a dinâmica do evento e ter a possibilidade de novas oportunidades de fornecimento pontuaram a estreia no evento.

Gedore
Bruno Silveira atua no setor de Compras da empresa há dez anos. A expectativa, com relação ao evento, é que possa trazer bons negócios para a empresa, contribuindo para o crescimento da Gedore e dos futuros parceiros, o que é muito bom para a sociedade, para o desenvolvimento de empregos e geração de renda.

Itecê
O diretor Nelson Gervazoni, que atua há 29 anos na empresa responsável pela linha de floresta e jardim, esteve no evento com a intenção de conhecer e fazer um contato mais aproximado com fornecedores, que possam participar da linha de produtos. “Desejamos atingir mais clientes e atender a expectativa de mercado, que é bastante pesquisada e disputada”, afirma.

Clique aqui e conheça mais sobre a iniciativa conferindo as edições anteriores.

sexta-feira, 1 de Setembro de 2023 - 10h10