A Cooperativa de Garimpeiros do Médio Alto Uruguai (Coogamai) emitiu recentemente uma nota de agradecimento ao Sindicato das Indústrias de Joalheria, Mineração, Beneficiamento e Transformação de Pedras Preciosas e Semipreciosas do Estado do Rio Grande do Sul (Sindipedras-RS), em nome do presidente Gilberto Bortoluzzi. O reconhecimento ocorreu por conta do suporte oferecido pelo Sindicato diante da situação do fechamento temporário dos garimpos da área de abrangência da Cooperativa.

Buscando auxiliar nas demandas exigidas pelos órgãos competentes, o Sindipedras-RS contratou a empresa Projemine Engenharia e Meio Ambiente, que desenvolverá o Laudo Geotécnico de Encosta, das áreas de lavra garimpeira da entidade. Também firmou convênio com a empresa Inova Consultoria Ambiental, que realizará relatórios e estudos ambientais, ambos documentos que serão fornecidos à Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam). “Nossa eterna gratidão ao Sindipedras pelo apoio neste momento tão importante para Ametista do Sul e toda região”, destaca a Coogami em nota.

Do final de julho até o dia 24 de agosto, Ametista do Sul deixou de produzir 400 toneladas de pedras por conta desses fechamentos. Segundo o prefeito Jadir Kovaleski, entre 70% e 80% da economia da cidade vem do garimpo.

Terça-feira, 5 de Setembro de 2023 - 16h16