Gilberto Petry toma posse como vice-presidente executivo na gestão de Ricardo Alban à frente da CNI

O empresário Ricardo Alban tomou posse nesta terça-feira (31), em Brasília, no cargo de presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), durante a reunião de diretoria da entidade. Ele foi eleito em 3 de maio deste ano, em votação unânime, na chapa composta por cinco vice-presidentes executivos, um de cada região do país. Representando o Sul está o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS), Gilberto Porcello Petry. A nova diretoria assume a gestão da maior representação da indústria brasileira para o período de 2023-2027.

Presidente da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB) desde 2014, Alban sucede o empresário mineiro Robson Braga de Andrade, que comandava a CNI desde novembro de 2010. A prioridade do mandato do novo presidente será a defesa da retomada do protagonismo da indústria como motor do desenvolvimento econômico e social do Brasil. "O momento atual é propício para promovermos a neoindustrialização. A revolução tecnológica em curso e a necessária descarbonização da economia são janelas de oportunidades que devem ser aproveitadas pelo Brasil. Para isso, precisamos de capacidade em inovação, em pesquisa e desenvolvimento, para absorvermos e desenvolvermos tecnologias para que o país cresça, crie empregos, amplie sua presença no comércio mundial e reduza as desigualdades sociais", afirma Alban.

Além de Petry, os demais vice-presidentes executivos, representantes das indústrias de cada região são Josué Gomes da Silva (presidente da FIESP), José Ricardo Cavalcante (FIEC), Jamal Bittar (FIBRA) e Antonio Carlos da Silva (FIEAM).

Foto: Gilberto Souza

Publicado Terça-feira, 31 de Outubro de 2023 - 15h15