Uma oportunidade para ressaltar a importância da agroindústria para o Brasil, que é tão ou mais competitiva do que a dos Estados Unidos. Desta forma, o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS), Gilberto Porcello Petry, define a participação da missão prospectiva gaúcha, liderada por ele e composta por mais de 50 integrantes, à Feira Agritechnica 2023, que ocorre até sábado (18), em Hannover, na Alemanha. Petry destaca, ainda, que no Rio Grande do Sul o agronegócio representa 40% do PIB e o segmento de máquinas e implementos agrícolas é responsável por cerca de 60% da produção nacional. “Neste sentido, essa feira é uma grande vitrine mundial deste segmento e uma das mais importantes do mundo”, diz.

As manifestações foram feitas no domingo, quando a comitiva gaúcha foi recepcionada em Hannover pelo presidente Petry em uma reunião de apresentação da programação da feira. “Desejo a todos uma excelente e proveitosa semana aqui na Alemanha. Contem sempre com a FIERGS e as demais entidades que apoiam essa iniciativa”, afirma.

Com o tema Produtividade Verde, a Agritechnica 2023 é considerada a maior feira de máquinas agrícolas do mundo. A comitiva gaúcha, além de circuito guiado pelos estandes da feira, que conta com 2,7 mil expositores em 24 pavilhões, terá um dia especial reservado na agenda para visitar a empresa de implemento agrícolas Claas, em Harsewinkel.

A feira conta, de forma inédita, com uma área dedicada às energias renováveis, na qual os principais fabricantes de equipamentos solares e eólicos e de armazenamento de energia apresentarão as suas mais recentes soluções tecnológicas. A programação da Agritechnica prevê ainda, nesta terça-feira, a participação de integrantes da missão brasileira na conferência Latam – Has the time come to invest?  (Chegou a hora de investir?), com a presença confirmada dos embaixadores do Brasil, Argentina e Uruguai na Alemanha, discutindo sobre as oportunidades de negócios na tecnologia agrícola na América do Sul.

A missão gaúcha à Agritechnica 2023 é organizada pela FIERGS, por meio do Centro Internacional de Negócio (CIN-RS) e do Conselho de Comércio Exterior (Concex), em parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado do Rio Grande do Sul (Sebrae-RS) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-RS)

Publicado segunda-feira, 13 de Novembro de 2023 - 14h14