Missão gaúcha participa de encontro na embaixada do Brasil na Alemanha

Uma reunião com o embaixador do Brasil na Alemanha, Roberto Jaguaribe, marcou o início das atividades oficiais da missão prospectiva da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS) à Feira Agritechnica 2023, que ocorre até sábado (18), na cidade de Hannover. O encontro, realizado na sede da embaixada, em Berlim, nesta segunda-feira, contou com a presença do presidente da FIERGS, Gilberto Porcello Petry, e parte da comitiva gaúcha. “A relação Brasil-Alemanha está fortalecida pelas oportunidades, sobretudo no campo de alimentos e energias renováveis. Há vontade política e potencial de complementariedade para uma nova fase nessa relação se bem aproveitada por ambos os países”, disse Jaguaribe.

O adido agrícola do Brasil em Berlim, Eduardo Sampaio Marques, fez uma apresentação sobre Agronegócio na Alemanha, detalhando o cenário do setor no país europeu. Segundo ele, a agropecuária na Alemanha está em transformação, com redução da força de trabalho nas zonas rurais e a adaptação das instalações para promoção do bem-estar animal. Marques ressaltou, ainda, que cerca de 70% da origem das importações de produtos do agronegócio no país tem origem na União Europeia. Os alemães compram, ainda 3,6% desses produtos da China; 3%, do Brasil, e 2,9%, dos Estados Unidos.

Em relação às metas da indústria alemã na questão da sustentabilidade, o adido agrícola apontou algumas tendências, como soluções digitais e inovadoras para propulsão e combustíveis. Além disso, com a agricultura de precisão, a Alemanha minimiza o uso de defensivos agrícolas e, outra medida, é a descarbonização da frota de veículos. Uma lei do governo da Alemanha, que entrou em vigor em janeiro de 2023, considera que as questões ambientais (inclusive desmatamento) são relevantes se resultarem em violações de direitos humanos ou riscos à saúde, cobrando das empresas que o compromisso não pode ser meramente contratual, além de informações, transparência e medidas de controle.

Eduardo Marques mostrou ainda quais são os caminhos para as empresas brasileiras que desejam implantar processo de internacionalização, com o objetivo de exportar para a Alemanha. “A Alemanha, no que diz respeito à indústria, manifesta interesse em parcerias de negócios, enxergando sinergia, valorizando no Brasil a capacidade criativa e perfil arrojado”, disse Marques, lembrando que aqueles que pretendem negociar com a Alemanha devem ter clareza e buscar o atendimento às legislações de due diligência da cadeia de suprimentos do país.

Publicado segunda-feira, 13 de Novembro de 2023 - 18h18