Missão prospectiva da FIERGS conhece novidades em tecnologia agrícola na feira Agritechnica 2023

Combustíveis desenvolvidos a partir de resíduos e óleos vegetais que podem substituir o diesel, máquinas agrícolas elétricas, um trator gigante, da Case IH, o mais potente do mundo e que utiliza esteiras ao invés de rodas. Essas foram algumas das novas alternativas em tecnologia agrícola apresentadas na Feira Agritechnica 2023, que termina neste sábado, em Hannover, na Alemanha. Com o tema Produtividade Verde, este ano recebe 2,7 mil expositores em seus 24 pavilhões e, pela primeira vez, uma missão prospectiva gaúcha, liderada pelo presidente da FIERGS, Gilberto Porcello Petry, com mais de 50 integrantes. “Foi nossa primeira participação na Agritechnica e o pessoal está muito satisfeito com o que viu. Mas um detalhe: devido a nossa alta produção de grãos e a força de nossa indústria, o Rio Grande do Sul já desenvolve muito do que está sendo apresentado aqui”, afirmou Petry, destacando também que os empresários tiveram contato durante a semana com projetos e produtos que servirão de inspiração para serem levados às indústrias gaúchas.

A feira tem, de forma inédita, uma área dedicada às energias renováveis, na qual os principais fabricantes de equipamentos solares e eólicos e de armazenamento de energia apresentam suas mais recentes soluções tecnológicas.

Além da feira, durante o período na Alemanha os integrantes da comitiva gaúcha participaram de uma reunião com o embaixador do Brasil no país, Roberto Jaguaribe, realizada na sede da embaixada, em Berlim, e do evento Latam - Chegou a hora de investir?, que contou com a participação dos embaixadores do Brasil, do Uruguai, Fernando López Fabregat, e da Argentina, Fernando Brun. Houve também uma visita à fábrica da indústria de equipamentos agrícolas Claas, em Harsewinkel. A empresa, fundada em 1913, é líder do mercado europeu em colheitadeiras.

A missão gaúcha à Agritechnica 2023 é organizada pela FIERGS, por meio do Centro Internacional de Negócios (CIN-RS) e do Conselho de Comércio Exterior (Concex). A pareceria é do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado do Rio Grande do Sul (Sebrae-RS) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-RS).

Publicado sexta-feira, 17 de Novembro de 2023 - 17h17