Você está aqui

Sesi-RS tem vagas para Contraturno Tecnológico

O Serviço Social da Indústria (Sesi-RS) está com inscrições abertas para o Contraturno Tecnológico. Destinado a crianças e adolescentes entre 6 e 14 anos, a iniciativa é disponibilizada em 20 cidades do Rio Grande do Sul e oferece um espaço para o desenvolvimento do pensamento científico, criativo e empreendedor a partir de um modelo de aprendizagem baseado na tecnologia e na pesquisa.

“Nossa intenção é proporcionar aos estudantes atividades que conversem mais com as tecnologias”, explica a gerente de Educação do Sesi-RS, Sônia Bier. “Estimulamos a construção e resolução de problemas com as tecnologias digitais e não digitais, por meio de Fablearn, robótica, gamificação, além de movimento, dança, esportes e música”, destaca.

Por meio da abordagem STEAM (sigla em inglês para Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática), os alunos desenvolvem oficinas, com criatividade e autonomia, no turno inverso à escola. O objetivo é ampliar sua autoconfiança e capacidade de comunicação, articulando o conhecimento científico e tecnológico em uma perspectiva interdisciplinar. Por isso, ao longo do Contraturno, as crianças e adolescentes entram em contato com noções de pesquisa, formulam questões com base em situações reais, aprendem a organizar dados e a sistematizar resultados, resolvem problemas de forma crítica e validam soluções.

As atividades iniciam em fevereiro. Há vagas disponíveis nas cidades de Campo Bom, Estrela, Gravataí, Guaíba, Guaporé, Igrejinha São Sebastião do Caí, Montenegro, Parobé, Marau, Santa Maria, Santa Rosa, São Leopoldo e Sapiranga. Embora candidatos oriundos da comunidade também possam se inscrever no Contraturno Tecnológico, o preenchimento das vagas é prioritariamente designado a candidatos que sejam dependentes de trabalhadores da indústria.

A ampliação e reformulação do Contraturno Tecnológico é uma das entregas das ações anunciadas pelo Sesi-RS em 25 de junho de 2022, no Dia da Indústria, quando a Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS) confirmou o investimento de R$ 300 milhões na educação gaúcha.

Além do Contraturno, que beneficia um total de 5 mil alunos, o investimento também permitiu a construção do Instituto de Formação de Professores, em Porto Alegre, dedicado à capacitação e à qualificação de educadores de escolas públicas e privadas, bem como à realização de estudos sobre dados educacionais. Outro propósito do investimento é construir seis escolas de Ensino Médio em tempo integral nos municípios de Bento Gonçalves, Canoas, Caxias do Sul, Novo Hamburgo, Lajeado e Santa Cruz do Sul, além de ampliar a estrutura já existente em Pelotas.

  • Serviço: Matrículas abertas para o Contraturno Tecnológico do Sesi-RS
  • Público: crianças e adolescentes entre 6 e 14 anos

Inscrições exclusivamente nas unidades do Sesi das cidades indicadas.

Publicado quinta-feira, 25 de Janeiro de 2024 - 16h16