Quarto parceiro comercial do Brasil, com 3,2% de participação na corrente total de comércio brasileira, a Alemanha possui um PIB superior a US$ 4,4 bilhões, sendo a indústria responsável por 31% dele. Para tratar das relações entre os dois países – o Brasil tem um PIB inferior, mais de US$ 2,12 bilhões em 2023, 25,5% do total composto pelo setor industrial –, o primeiro evento oficial da missão empresarial à Feira de Hannover, que começou nesta segunda-feira, foi o Fórum Brasil-Alemanha, Atualizando a Parceria Bilateral. O presidente da FIERGS e vice-presidente executivo da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Gilberto Porcello Petry, representou a CNI, organizadora do Fórum juntamente com a Federação das Indústrias Alemãs (BDI).

Gilberto Petry esteve ao lado do presidente da BDI, Siegfried Russwurm; do embaixador do Brasil na Alemanha, Roberto Jaguaribe, e do CEO da Deutsche Messe AG, empresa organizadora da feira, Jochen Köckler, que confirmou a grande possibilidade de o Brasil ser escolhido como país-parceiro na edição de 2026 de Hannover, uma indicação da CNI ainda no ano passado. Petry, que lidera a missão brasileira com 241 participantes à Alemanha, falou com otimismo sobre esta possibilidade. “O Brasil ficará honrado em ser o país-parceiro em 2026. A CNI também é parceira nesta escolha”, garantiu durante sua participação no Fórum, realizado no Centro de Convenções de Hannover, e que a mobilização empresarial já começou. “Seria muito interessante termos o Brasil como país-parceiro em 2026, tomaremos a decisão no ano que vem”, informou Köckler.

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, também participou do fórum, no painel sobre Projetos Regionais para a Transição Verde. Leite enfatizou que o governo tem trabalhado para habilitar o Estado a receber investimentos na área, em especial em relação ao hidrogênio verde. “O mundo está atento à transição energética e as grandes economias estão olhando para o Brasil com o intuito de diversificar os fornecedores de energia limpa. Por diversas razões, o Rio Grande do Sul está muito bem posicionado para receber investimentos. As oportunidades que virão têm o poder de transformar o futuro do Estado”, afirmou.

O governador esteve no painel ao lado do secretário de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais, Fernando de Avelar, e do presidente da Invest Minas, João Paulo Santos. No painel Energias Renováveis e Transição Verde, a participação será do presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), Márcio de Lima Leite.

PARCERIA
A Parceria Estratégica Brasil Alemanha foi estabelecida em 2002 e relançada no ano passado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e pelo primeiro-ministro alemão Olaf Scholz. O foco está no enfrentamento dos desafios globais, com destaque para a promoção da paz e segurança, a expansão das energias renováveis, o combate às alterações climáticas e o combate à pobreza. Este ano, entre 23 e 24 de setembro, ocorrerá a 40ª edição do Encontro Econômico Brasil-Alemanha (EEBA), organizada pela CNI e BDI, na Autostadt Wolfsburg, na Baixa Saxônia.

Publicado segunda-feira, 22 de Abril de 2024 - 17h17